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MasterPass, carteira digital da Mastercard, agora pode ser usada em vários dispositivos e canais

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A Mastercard anunciou nesta quinta-feira, 14, a expansão de sua carteira eletrônica MasterPass, que agora passa a operar como uma plataforma de comércio 100% digital, podendo ser utilizada em todos os dispositivos e canais, onde quer que façam suas compras — lojas virtuais, aplicativos e, agora, também em lojas físicas —, o que faz da bandeira a primeira a oferecer solução omnichannel e cross device aos consumidores, comerciantes e bancos.

O serviço está liberado inicialmente para uso de clientes da Caixa Econômica Federal e do Porto Seguro Cartões. As compras podem ser realizadas nos e-commerces da Ricardo Eletro, Renner, CVC, Livraria Cultura, Casa & Construção e Vale Presente, entre outras. A ideia é facilitar e agilizar o processo de compra, além de incentivar o uso da nova plataforma.

Com o Masterpass, o cliente pode fazer compras com smartphone com a tecnologia NFC (de comunicação por proximidade), dividir contas, reservar voos por meio de chatbots das companhias aéreas, pedir alimentos através de uma geladeira conectada ou até comprar latas de refrigerante em máquinas de venda. Inicialmente, a Mastercard estima que 80 milhões de contas sejam automaticamente habilitadas para seu sistema de pagamento.

“Nós queremos que os nossos consumidores possam pagar em qualquer lugar, com qualquer aparelho a qualquer hora”, disse o presidente da Mastercard para América do Norte, Craig Vosburg, durante sua exposição na manhã desta quinta-feira, 14, em Nova York. “O comércio global está evoluindo muito rápido. Nós estamos criando soluções e novas possibilidade para comerciantes e bancos ao redor do mundo.”

No novo sistema, o usuário poderá conectar seu cartão a uma de suas contas bancárias ou fazer o cadastro diretamente com a Mastercard. Para isso, ele deve preencher seus dados pessoais, endereço de entrega e dados dos cartões — crédito, débito ou pré-pago de diversas bandeiras. Ao efetuar uma compra, o usuário digita login e senha para finalizá-la. O sistema tem barreiras de proteção como Touch ID e código PIN do usuário para liberar a compra, além de tokenização do cartão, criptografia EMV e apoio de monitoramento de fraudes da bandeira.

A Mastercard informa que mais de 5 milhões de estabelecimentos comerciais e site de comércio eletrônico poderão aceitar o Masterpass em 77 países, sendo 1,8 milhão apenas nos Estados Unidos.

 Do m-banking ao m-payment

Durante a apresentação, o foco foi dado aos bancos, com a Mastercard oferecendo a solução de pagamento digital às instituições financeiras. Garry Lyons, diretor de tecnologia da Mastercard, citou uma recente pesquisa do FED, banco central dos Estados Unidos, a qual mostra que 43% dos usuários mobile usaram mobile banking no último e o número sobe para 53% quando englobado apenas donos de smartphones.

“Nós acreditamos que os bancos têm uma excelente experiência digital com os seus ‘clientes'”, afirmou Lyons. “Nós queremos ajudar os bancos a migrar sua experiência de m-banking para uma experiência de mobile payment.”

Os primeiros bancos a abraçarem a ideia do MasterPass serão o Ally Bank, Associated Bank, Bank of America, Bank of the West, BMO Harris Bank, Capital One, Central Bank, Citi, Fifth Third Bank, First Hawaiian Bank, First Tech Federal Credit Union, KeyBank, People’s United Bank, Security Services Federal Credit Union, SunTrust e Virginia Credit Union. Com informações da Mobile Time.

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