Publicidade
Início Comunicações Mobile Samsung Pay começa a operar no Brasil na terça-feira, 19

Samsung Pay começa a operar no Brasil na terça-feira, 19

0
Publicidade

A Samsung apresentou oficialmente no Brasil o seu sistema de pagamentos móveis Samsung Pay nesta quinta-feira, 14. Baseado enas tecnologias de comunicação por aproximação NFC e MST – que simula a tarja do cartão –, a plataforma chega ao Brasil às vésperas dos jogos olímpicos Rio 2016. O anúncio confirma o que MOBILE TIME havia adiantado um ano atrás, logo que a empresa anunciou a criação do Samsung Pay.

“O Brasil é um mercado muito importante para nós. É o primeiro a receber Samsung Pay na América Latina e o sétimo a receber a plataforma de pagamentos móveis no mundo”, disse Haley Kim, VP do Samsung nas Américas.

Visa e Mastercard são as bandeiras de cartões habilitadas. Os bancos que entram no sistema são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Brasil Pré-Pago, Caixa, Itaú, Nubank, Porto Seguro e Santander.

Inicialmente, apenas Banco Brasil, Brasil Pré-Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander devem operar o Samsung a partir do dia 19 de julho. Os demais bancos Banrisul, Bradesco, Itaú e NuBank terão acesso em breve – de 30 a 60 dias. Para o Brasil, ainda haverá a opção de cadastro de CPF para emissão de nota fiscal: na tela do Samsung Pay terá um botão com código de barras com o CPF para informar ao lojista na hora do pagamento.

Como vai funcionar

São oito smartphones da Samsung aptos para o usar o Samsung Pay no Brasil: Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6, Galaxy S6 edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge +, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge. O usuário que comprar um dos oito smartphones habilitados com Samsung Pay já terá acesso com o aplicativo de pagamento embarcado. Os modelos mais antigos, vão receber uma notificação para receber uma atualização de software com o Samsung Pay.

O consumidor digita o número de cartão de crédito, cadastra o cartão, e na hora da transação a tokenização – sistema que gera um número de cartão a cada transação – age para confirmar a compra. A transação requer a autenticação através do leitor biométrico do smartphone ou digitação do código PIN pelo usuário. O sistema de m-payment da fabricante sul-coreana permite cadastrar até dez cartões de crédito ou débito.

Adoção no Brasil

De acordo com a Samsung, o serviço funciona em mais de 90% do parque de máquinas de pagamentos (POS) do Brasil. Vale ressaltar que diferentemente de outros sistemas de m-payment, o Samsung Pay terá opção para débito, crédito ou combo (débito + crédito).

Questionado se o fato de haver 10% dos terminais antigos pode atrapalhar de alguma forma, Antonio Quintas, diretor da divisão de dispositivos móveis da Samsung, rechaça. “Por isso que falamos que o consumidor poderá comprar em quase todo lugar”, disse o executivo. “Estamos trabalhando com as empresas adquirentes para que mudem rapidamente esse cenário”.

Comunicando o m-payment

A empresa prepara uma campanha publicitária em salas de cinema, mídias eletrônicas e externas que deve impactar 50 milhões de pessoas. Para os comerciantes, a Samsung está trabalhando em parceria com as bandeiras de cartões e os bancos para treiná-los. Apenas da Samsung, 1 mil promotores já estão ajudando com os treinamentos, que também devem englobar varejistas e operadoras.

Durante as Olimpíadas, a Samsung fará ações de promoção do serviço. Vale lembrar que cada atleta vai ganhar um Galaxy S7. Além disso, os postos Ipiranga e redes de restaurantes como Viena e Frango Assado também promoverão o Samsung Pay durante os jogos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile