Check Point mapeia as vulnerabilidades do home office mais exploradas por cibercriminosos

0

Um dos grandes impactos causados pela pandemia da COVID-19 no mundo corporativo foi o fenômeno da migração em massa dos colaboradores para trabalho remoto. Isto, segundo a Check Point, aumentou  a vulnerabilidades das redes corporativas. Hoje, o ambiente do home office tem um novo perfil ao se tornar a extensão da empresa. Foi necessário profissionalizá-lo a ponto de incluí-lo no planejamento estratégico dos negócios, bem como na sua segurança corporativa. 

Segundo dados de uma recente pesquisa feita pela Check Point com 271 profissionais da área de tecnologia e segurança de seus clientes em todo o mundo, hoje, a prioridade é reforçar seus níveis de segurança cibernética e impedir ciberataques, já que três em cada quatro especialistas em cibersegurança (75% dos entrevistados) temem um aumento de ameaças como resultado da nova modalidade mista de trabalho presencial e remoto. Ainda segundo esses profissionais, 51% deles apontam que os ataques direcionados aos endpoints em ambientes domésticos são uma grande preocupação, seguidos por ataques contra os dispositivos móveis dos funcionários (33%).

"A nova realidade do trabalho misto é uma situação completamente nova para o ambiente corporativo, e é por isso que estamos em uma fase de adaptação a esse novo ambiente. Em sua maioria, as empresas não estavam preparadas para esse movimento do home office em larga escala e da noite para o dia. Em face do "novo normal", as prioridades das empresas não devem se concentrar apenas na implementação de ferramentas e métodos de trabalho que lhes permitam a continuidade de seus negócios, mas esses processos devem ser acompanhados por uma estratégia consolidada, por configurações corretas de serviços na nuvem e com foco em cibersegurança na acessibilidade e mobilidade dos dados ", afirma Claudio Bannwart, country manager da Check Point Brasil.

Análises dos pesquisadores da Check Point sobre os resultados da pesquisa indicam que 65% das empresas bloquearam o acesso a informações corporativas produzidas a partir de computadores que não funcionavam na VPN corporativa. No entanto, ainda há uma grande porcentagem de empresas (35%) que não implementaram esse tipo de tática de segurança; portanto, deixaram a porta aberta para os cibercriminosos lançarem campanhas de ciberameaças, dentre as quais se destaca o phishing muito usado com o tema da pandemia Covid-19 como gancho (55%).

Como consequência do novo cenário em que as empresas brasileiras também estão caminhando, os meios de comunicação são um dos principais canais a serem protegidos, não apenas no uso de aplicativos de videoconferência, assim como em serviços corporativos, como o e-mail. De fato, os pesquisadores da divisão CPR alertam que em 51% dos ataques que as empresas brasileiras sofreram nos últimos 30 dias, o e-mail foi o principal vetor, refletindo mais uma vez como as caixas de entrada combinadas com a falta de treinamento e a conscientização sobre cibersegurança dos funcionários em home office têm um peso muito relevante nessa equação. Os demais 49% dos ataques com arquivos maliciosos teve como vetor a Web.

Em relação aos arquivos mais usados para ataques, aqueles executáveis (exe) foram os mais aplicados no Brasil (31,2%), seguidos pelos arquivos dll (30,7%) nos últimos 30 dias.  

Nos últimos seis meses, considerando o início da quarentena da COVID-19, uma empresa no Brasil foi atacada em média 517 vezes por semana versus os 476 ataques por organização em todo o mundo. O tipo de exploração de vulnerabilidade mais comum no Brasil tem sido a execução remota de código (Remote Code Execution), impactando 72% das organizações no País.

Proteger ambientes de nuvem e dispositivos móveis, pilares básicos de segurança pós-pandemia

Na pesquisa global da Check Point, mais de 86% dos entrevistados afirmaram que o maior desafio de TI durante a pandemia foi a migração para home office; enquanto 62% identificaram o acesso remoto às informações, seguida pela proteção de endpoints (52%), como outros relevantes desafios. "Por esse motivo, ressaltamos a necessidade de planejar e implementar uma estratégia de cibersegurança baseada na proatividade e na prevenção de ameaças que permita proteger os acessos remotos e todos os dispositivos na rede corporativa", reforça Bannwart.

Atualmente, estamos diante das 5ª e a 6ª gerações de ciberameaças, as quais se destacam por serem de múltiplos vetores, sofisticadas e capazes de se espalhar em larga escala o suficiente para evitar as principais medidas de segurança. Neste sentido, os cibercriminosos adicionaram mais um alvo para explorar vulnerabilidades, o home office, sem deixarem de lado a nuvem, uma tecnologia adotada por mais de 90% das empresas em todo o mundo, além de dispositivos móveis. É essencial que as empresas entendam esse aumento da superfície de ataque dos cibercriminosos e, dessa forma, adotem as melhores práticas e ferramentas de cibersegurança capazes de oferecer novas camadas de proteção para todos esses ambientes (home office, nuvem e dispositivos móveis).

Por fim, há mais dois pontos a serem considerados em cibersegurança não menos importantes. O primeiro deles refere-se à educação e ao treinamento dos funcionários em home office e àqueles que voltarão para os ambientes físicos de trabalho sobre os riscos envolvidos nos PCs domésticos não gerenciados conectados à rede corporativa.

O outro ponto é a obsolescência da infraestrutura. As empresas devem aproveitar esse momento em que tiveram de acelerar a transformação digital e profissionalizaram o home office, incluindo-o no planejamento estratégico dos negócios e na segurança corporativa, para eliminarem as vulnerabilidades de ativos e dispositivos obsoletos da rede corporativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.