Banco Central Europeu quer criar euro digital

0

O Banco Central Europeu divulgou nesta quarta-feira, 14, por meio de suas redes sociais, que pretende criar o euro digital ou Central Bank Digital Currency – CBDC. De acordo com os especialistas da Mercurius Crypto, casa de análise e pesquisa em criptoativos, a criptografia torna os processos mais baratos, rápidos e seguros e o euro digital será uma ótima prova deste conceito e poderá expandir a utilização desse tipo de ativos.

Para Gabriel Bearlz, gestor de portfólio da Mercurius, os bancos serão os mais beneficiados com essa novidade, pois poderão exercer maior controle fiscal da população e reduzir os índices de sonegação de impostos, bem como os custos com emissão de moedas, entre outras dezenas de vantagens.

Ao anunciar a novidade, o Banco Central Europeu exaltou que a infraestrutura do euro digital terá um consumo energético substancialmente menor que o Bitcoin. De acordo com o especialista, não é possível comparar o euro digital com o Bitcoin, pois são dois projetos completamente distintos.

Bearlz ressalta que uma criptomoeda com um mecanismo de validação centralizado terá um consumo energético menor e, consequentemente, uma matriz energética renovável, pois cabe a um órgão específico a alocação dos validadores, o que, evidentemente, não é o caso do Bitcoin.

Já o Bitcoin, explica o especialista, ao contrário do euro digital, possui um mecanismo de validação descentralizado, o que faz com que a segurança da rede aumente. Neste caso, há uma necessidade de dispêndio de capital energético ainda maior para fraudar uma transação, o que torna a investida quase impossível. "É a essência do ativo, não foi feito para ser escalável", diz Bearlz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.