Pesquisa aponta estagnação do processo de digitalização do brasileiro

0

Dados da pesquisa Uso de Apps no Brasil, Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time, apontam que a aceleração da adoção de serviços digitais já atingiu seu pico e estagnou. De acordo com o estudo, houve queda nos downloads e desinstalações de aplicativos nos smartphones de brasileiros. O número de usuários de serviços de streaming também estabilizou.

Em 2020, a pandemia de covid-19 levou os brasileiros a testarem diferentes soluções para se adaptarem ao isolamento social e à digitalização. No entanto, os dados da pesquisa mostram que os brasileiros já começaram a encontrar os aplicativos preferidos. Em seis meses, passou de 10% para 15% a proporção de pessoas que estão há mais de 30 dias sem instalar um app. Da mesma forma, aumentou de 12% para 19% o a proporção de brasileiros que não desinstalaram nenhum aplicativo no mesmo período.

Já os serviços de streaming de filmes e séries interromperam seu crescimento, que acontecia há dois anos. Entre abril de 2019 e novembro de 2020, houve crescimento de 18 pontos percentuais, mas em maio de 2021, o serviço manteve o mesmo índice anterior, de 56%. Considerando apenas quem acessa pelo smartphone, a Netflix é a líder desse segmento, estando presente em 75% dos aparelhos.

Ainda segundo o estudo, a crise econômica que o Brasil enfrenta também pode ter influenciado o crescimento dos serviços de streaming. A expectativa é de que o setor volte a crescer no ritmo observado antes da pandemia, a não ser que surja alguma empresa ou serviço que cause uma nova disrupção neste mercado.

A pesquisa entrevistou 2,1 mil brasileiros que possuem smartphone de forma online no último mês de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.