Banco digital aposta no segmento do franchising para atender PMEs e desbancarizados

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Com o objetivo de oferecer uma solução de banco digital e descomplicar a vida dos pequenos e médios empreendedores do Brasil, a fintech Ceopag relança o CeopagBank sob a bandeira da mineira Valecard. A solução faz parte da estratégia da empresa de entregar um ecossistema completo que integra meios de pagamento e delivery de tudo em uma única plataforma. Apenas com transações de pagamentos, por meio de maquininhas e links, o grupo transacionou R$ 186 milhões no ano passado.

Em 2019, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, um em cada três brasileiros com mais de 15 anos não possuía conta bancária. Apenas no primeiro ano da pandemia, cerca de 14 milhões de pessoas abriram uma pela primeira vez, segundo levantamento do Banco Central.

"A facilidade de abrir contas por meio de aplicativo e a chegada de inovações como o pix podem explicar essa tendência. Mas mesmo com tantas opções chegando ao mercado financeiro, poucas miravam o público das PMEs, que seguiam tendo de pagar taxas abusivas e enfrentavam condições poucos favoráveis para desenvolver seu negócio no país", explica o presidente da Ceopag, Kawel Lotti.

Atualmente, a Ceopag já conta com mais de 7 mil lojistas que utilizam as duas funcionalidades disponíveis. A primeira é o meio de pagamento com maquininhas e links inteligentes. A proposta é cobrar taxas até 50% menores que outras empresas do setor e dar condições de parcelamento em até 18 vezes no cartão de crédito. Mas o destaque da empresa está com a antecipação dos recebíveis. Com juros que variam entre 9% e 12%, os micro e pequenos empresários ganham a possibilidade de receber o valor das vendas parceladas até às 9h da manhã do dia seguinte.

A segunda interface é de delivery de tudo por meio de um marketplace que permite aos lojistas entregarem seus produtos em mais de 30 segmentos além da gastronomia. O diferencial é que a funcionalidade não cobra taxas sobre as vendas, apenas uma mensalidade fixa de R$ 99 a R$ 199 sem limitar as entregas.

"Os usuários das tecnologias da Ceopag serão os primeiros a utilizar o banco digital, usufruindo, na prática, de todo o ecossistema integrado da fintech", declara Lotti.

Das funcionalidades tradicionais que um banco possui, o CeopagBank só não terá agências físicas. A novidade está disponível tanto para pessoa física (PF) quanto para jurídica (PJ), e deve facilitar a vida de comerciantes de uma maneira geral, pois todos os serviços financeiros podem ser resolvidos apenas pela tela do celular, sem precisar enfrentar filas.

"Nossos clientes poderão pagar contas e boletos sem sair de casa, além de fazer transferências em DOC, TED e PIX, efetuar recargas de celular, receber cartões de crédito e débito nos formatos físico e virtual, e muito mais", conta o empresário.

Para abrir a conta digital, o usuário interessado precisará apenas baixar o aplicativo no seu celular e preencher os dados cadastrais. "Tudo rápido, com facilidade de adesão e sem burocracia", contou Lotti.

"Além dos nossos parceiros comerciais – lojistas e usuários do app –, pensamos em oferecer um serviço para a população de modo mais geral. Hoje, quem procura por um cartão de crédito e débito, encontrará uma ótima opção com o CeopagBank, que além de oferecer todas as funcionalidades na tela do smartphone, também conta com taxas abaixo do mercado. Os caixas eletrônicos 24h e as lotéricas estarão disponíveis para a realização de saques para os nossos clientes", finalizou. 

Modelo de franquia

A expansão da Ceopag e Ceofood é feita por meio de franquia. Em 2021, as marcas ficaram entre as 5 melhores microfranquias do Brasil no ranking da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

A rede tem duas modalidades de franquia. A primeira é a Home Based, destinada a quem precisa de renda com baixo investimento, a partir de R$10 mil. Os ganhos mensais variam de R$5 a R$7 mil após o primeiro ano de operação e o retorno do investimento é alcançado em apenas 3 meses. A segunda é a Franquia Master Nacional, em que o empreendedor atua em conjunto com a franqueadora na expansão e gestão dos franqueados da sua carteira, com investimento a partir de R$100 mil, ganhos mensais estimados entre R$20 e R$30 mil recorrentes e payback de 12 a 18 meses. 

Apoio ao empreendedor

Em 2021, o grupo lançou a primeira universidade do setor, a Universidade Ceofood, que tem como propósito orientar e capacitar empreendedores que desejam atuar no delivery e gerar receita com esse formato. É oferecido todo o passo a passo, desde a introdução no mundo dos negócios até estratégias de utilização dos aplicativos integrados.

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