IA ajuda empresas na recuperação de tributos pagos indevidamente

0

Por meio de processos que utilizam inteligência artificial (IA), robotic process automation (RPA) e inteligência humana, é possível restituir com mais agilidade tributos que foram pagos de maneira indevida aos cofres públicos – pagamentos estes realizados por empresas de qualquer porte e segmento. A startup já recuperou nos últimos anos mais de R$ 600 milhões em tributos pagos indevidamente. Dentre os mais comuns na recuperação estão o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Estes tributos também são passíveis de otimização futura no que tange a carga tributária. 

Os segmentos do agronegócio, indústria de alimentos e cosméticos, supermercados e empresas de tecnologia são alguns dos mais impactados neste aspecto por conta da alta carga tributária incidente, combinada com a complexidade das legislações brasileiras. Isso faz com que os contribuintes acabem apurando o tributo a recolher de maneira equivocada. Como consequência, as restituições em espécie dos tributos pagos indevidamente tendem a ser muito expressivas e permitem que as empresas invistam em novas contratações, inovação e aquisições de novos ativos, por exemplo. 

A revisão tributária pode gerar diversas vantagens para os negócios de maneira geral, e contribuir para uma melhor formação do preço de venda, seja de produtos ou de serviços. A redução da carga fiscal, realizada de forma lícita, observando todas as regras do segmento empresarial, facilita novas negociações perante o mercado regional. Isso quer dizer que o estabelecimento acaba pagando menos tributos, em total consonância com as regras legais. Deste modo, mais recursos podem ser aplicados em investimentos que acabam por favorecer a expansão da companhia no mercado. 

Outro benefício do processo é que, como é feita uma apuração detalhada de cada tributo, o mecanismo assessora no reconhecimento de erros ou equívocos de informações nos departamentos fiscal e contábil, assim, as chances de autuação da empresa são minimizadas drasticamente. 

Diferente do que muitos contribuintes imaginam, contar com um processo de recuperação de créditos tributários não é considerado pelos especialistas como algo ousado. Na verdade, trata-se de algo preciso e fundamental. Como a revisão é uma atividade minuciosa, realizada com base na legislação vigente, há muita segurança em sua execução. O risco, na verdade, está em não fazê-la. Com a carga tributária sempre em constante crescimento, uma empresa pode se tornar economicamente inviável e por muitas vezes encerrar suas atividades, devido a tributos que acabam consumindo boa parte da margem de lucro dos negócios. Sem a devida correção, o contribuinte sempre pagará mais do que deve, formando uma bola de neve desse ciclo negativo, com nítidas perdas de competitividade. 

A recuperação de créditos tributários é amplamente conhecida no mercado, mas geralmente é aplicada de forma escassa devido à complexidade das diversas leis a serem analisadas e confrontadas com o histórico de movimentação da empresa, ou seja, o pagamento de seus diversos tributos ao longo de anos. Mas com o advento da tecnologia, é possível realizar esse trabalho rapidamente. Na prática, sistemas que utilizam inteligência artificial cruzam dados de contratos, históricos e os mais de 2 bilhões e 100 milhões de cenários tributários existentes, fornecendo análises completas que podem estabelecer valores a serem recuperados de forma administrativa ou judicial. Empresas já recuperaram milhões em tributos pagos erroneamente durante anos, podendo restabelecer o montante ao seu fluxo de caixa, bem como a capacidade de investimentos e contratações. 

Caroline de Souza, COO da ROIT. 

IA FORUM

A 1ª edição do IA FORUM acontece de forma virtual, nas manhãs dos dias 26 e 27 de julho, e vai discutir temas sobre regulação, digital ethics – a nova fronteira regulatória, desafios do desenvolvimento tecnológico, uso de IA na saúde, em finanças, varejo e comércio eletrônico, atendimento ao consumidor e segurança cibernética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.