Teste de software já tem certificação no Brasil

0

O Quality Assurance Institute (QAI) e o International Software Testing Qualifications Board (ISTQB) já começaram a preparar o solo brasileiro para certificar profissionais que desenvolvem e testam software. As certificadoras são norte-americanas e desembarcaram recentemente no País para explorar o mercado de teste e validação da qualidade de aplicações de negócios.

O ISTQB chegou em maio no Brasil e está operando como BSTQB (Brazilian Software Testing Qualifications Board) comandado pelo executivo Osmar Higashi, sócio da RSI Informática, empresa nacional especializada na área de teste e qualidade de software. A entidade conta com o programa de qualificação internacional ISTQB Certified Tester, baseado em índices de melhores práticas.

O conteúdo de cada sílabo, o índice, é apresentado em cursos, ministrados por fornecedores de treinamentos previamente credenciados pelos boards nacionais e globais. Cada curso é concluído com um exame, que abrange todos os tópicos daquele sílabo. Ao final, os profissionais aprovados recebem a certificação STQB Certified Tester.

Já o QAI aterrissou em julho no Brasil vai oferecer serviços de consultoria, treinamento e certificação aos profissionais que testam e desenvolvem software. Maurício Aguiar, presidente da QAI , afirma que muitas empresas estão investindo para se adequar às normas internacionais do CMMI, emitido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) dos Estados Unidos e, do programa brasileiro de melhoria de software (MPS.BR), criado pela Softex.

Com interesse das empresas em melhorar seus processos de desenvolvimento, Aguiar diz que as companhias começam a recorrer também aos programas de certificação para seus profissionais. Ele informa que em dezembro o QAI vai oferecer a certificação QAI CSTE (Certified Software Tester), com turmas nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e São Paulo.

O executivo estima capacitar 100 profissionais nas quatro cidades. A partir de 2007, o escritório local deve oferecer também as certificações CSQA (Certified Software Quality Analist) e CSPM (Certified Software Project Management).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.