Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Votação de projeto de lei sobre terceirização é adiada para setembro

Votação de projeto de lei sobre terceirização é adiada para setembro

0
Publicidade

BRASÍLIA — A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou a análise do substitutivo do deputado Artur Maia (PMDB-BA) ao Projeto de Lei 4.330/2004, que estabelece regras para o processo de terceirização de produção e serviços. Havia a expectativa de que o texto fosse votado nesta quarta-feira, 14, porém, segundo o presidente da comissão, deputado Décio Lima (PT-SC), a matéria só deverá entrar na pauta no próximo mês. O motivo, no entanto, não divulgado. O texto é fruto de diversas reuniões feitas com empresários, representantes do governo federal e confederações sindicais. De acordo com a assessoria do deputado, a proposta teve avanços, especialmente nas questões relativas à relação dos trabalhadores terceirizados com a empresa contratante. A expectativa é que agora o texto tramite mais rapidamente.

Em um dos artigos, o PL estabelece que os terceirizados passem a ter os mesmos direitos a refeição, transporte e assistência a saúde que os demais empregados da empresa contratante. O projeto também abre a possibilidade de fiscalização da empresa terceirizada, no que se refere ao pagamento dos funcionários. Na prática, a medida tem como objetivo evitar que a empresa terceirizada receba os recursos da contratante e não pague os colaboradores pelos serviços prestados. Caso isso ocorra, a contratante passa a ter a obrigação de quitar os salários diretamente aos terceirizados, sem que isso venha a configurar na contratação direta.

O projeto, que tramita na Casa desde 2004, já foi aprovado nas Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile