Corporações integram vídeo à sua rede IP e passam a enfrentar novos desafios

0

Para muitas corporações, chegou a hora de integrar sofisticadas aplicações em vídeo (videoconferência, broadcast, etc.) a sua rede IP. Eu tenho visto grandes portais da Internet (varejo, Internet Banking, redes sociais) e empresas da área educacional (universidades, centros de treinamento) saírem na frente na corrida pela integração do vídeo aos ambientes corporativos.

Tradicionalmente, em uma rede corporativa, as proporções seriam as seguintes: 60% dados, 30% voz e 10% (ou até menos) vídeo. Acredito que essa proporção vai começar a mudar absurdamente – até 2018, deveremos ver redes com 30% dados, 30% voz e 40% vídeo.

É sabido que, na curva de formas de comunicação, uma imagem vale mais do que mil palavras. Muitas empresas estão integrando o vídeo às suas estratégias de comunicação interna e externa. A exigência de qualidade já subiu muito e vai continuar subindo – hoje é fundamental entregar arquivos com vídeo e áudio profissional, todo um trabalho de produção, pós-produção e transmissão de imagem que encante, produzindo uma experiência prazerosa em quem assiste ou interage com esse vídeo.

Trata-se de uma tendência: aos poucos, a informação de mais valor está deixando de estar na forma de dados ou voz e avança cada vez mais para o mundo das imagens em movimento, totalmente integrados à rede IP.

No passado, serviços e sistemas totalmente isolados

Nem sempre foi assim. Nas décadas de 80 e 90 as corporações contavam com serviços muito distintos: serviço de dados, serviço de voz, serviço de vídeo, serviço de vídeo broadcast, serviço de imagem. Dentro das empresas, cada um desses serviços era baseado em uma tecnologia própria e operado por uma equipe especializada nesta área. Aos poucos, porém, todos esses recursos foram passando a ser digitais. E a rede IP, que nasceu para transportar dados, foi aos poucos se definindo como o grande canal de comunicação corporativo e global (Internet).

Tecnicamente, hoje, o IP (e a nuvem) dá conta perfeitamente destas novas demandas. Para as corporações, o desafio de integrar aplicações de vídeo a seus ambientes de TIC passa por duas frentes: renovar, internamente, a cultura da empresa usuária e encontrar um integrador de soluções à altura desta nova tarefa.

.Ao final do dia, o CIO quer um ambiente na nuvem que trafegue com igual qualidade de serviços voz, dados (estruturados e não estruturados), imagem e vídeo. Um complicador dessa equação é que tudo isso deve ser projetado de modo a suportar grandes bases de informações de "n" formatos (o Big Data).

Do ponto de vista da escolha do integrador que ajudará o CIO a atingir seus objetos, os desafios também são grandes.

Integrador de soluções de ICT x profissionais do mundo do vídeo

É comum que a corporação com essa demanda opte por avaliar, a princípio, integradores de dois universos separados: empresas com expertise em vídeo e empresas com domínio do mundo IP. Em muitos casos, o CIO e sua equipe acabam elegendo como parceiro para o projeto de integração de vídeo à rede corporativa provedores com longa expertise em redes IP. Enquanto os prestadores de serviço do universo de imagem estudam redes IP há 2 ou 3 anos, os integradores de TIC vivem imersos nessa cultura há 20 anos e já passaram por outras batalhas de convergência para esse padrão de redes. Outro diferencial dos integradores do mundo IP é um profundo comprometimento com a qualidade de serviços e a continuidade dos negócios da empresa usuária. Alguns gestores acabaram descobrindo que, na prática, é mais difícil para a empresa de vídeo profissional, áudio profissional e broadcast entrar o mundo IP do que o provedor IP passar a dominar as especificidades dos pacotes de vídeo.

Na verdade, a integração de vídeo, broadcast e videoconferência à rede IP é uma demanda que exige um parceiro com inovação em seu DNA. A inovação não acontece por acaso. Nos melhores casos, os integradores de soluções estão há décadas refinando processos e metodologias de modo a realmente atingir as metas de gestão e de continuidade de negócios da corporação usuária. O desafio da hora é integrar vídeo à rede corporativa; a forma de vencer esse desafio, no entanto, é bastante conhecida: pesquisa, criatividade e a formação da equipe certa para garantir o sucesso desta empreitada.

Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Building & Integrator

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.