Virtualização de Rede: inovando o acesso à informação

0

O conceito de trabalhar em rede se tornou realidade na década de 40 e, com a criação da ARPANET na década de 60, utilizando com circuitos de 50 Kbps que interligavam três universidades dos Estados Unidos, observamos o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos (hardware, software e protocolos) que, aos poucos, popularizaram o conceito de rede corporativa, deixando de ser um privilégio apenas das grandes corporações.

Vivemos um momento de transição, de quebra de paradigma em tecnologia de redes de dados. Novos conceitos e novas tecnologias estão transformando os ambientes de rede corporativas e também das service providers. Podemos citar, por exemplo, o SPB (Shortest Path Bridging – IEEE 802.1aq) que é considerado como a nova geração de virtual LAN para Cloud Computing.

Novas arquiteturas, como o VENA Fabric Connect (Virtual Enterprise Network Architecture), viabilizam o conceito de entrega de recursos e serviços para os usuários ao invés de disponibilizar acesso físico à rede. Isto significa que o colaborador sempre terá acesso às suas aplicações, arquivos e recursos independente da localidade ou meio de acesso à rede.

Fisicamente é um conceito de redundância looping free onde os componentes trabalham no modo ativo-ativo. Se um dos pontos sofrer alguma interrupção, a convergência é feita em milésimos de segundo. Mas para os usuários que utilizam essa estrutura com múltiplos caminhos, a percepção será sempre a de um caminho único, mais curto e eficiente.

Deixando a parte técnica de lado, você pode se perguntar como isso contribui para melhorar a vantagem competitiva dos negócios. Pense em duas empresas concorrentes disputando um importante projeto, o cliente fica em uma localidade remota, onde ambos concorrentes têm escritórios.

Após uma reunião com o cliente, o colaborador da empresa A e o colaborador da empresa B vão para seus respectivos Branch Offices. O colaborador da empresa A acessa a rede pelo escritório remoto, usando um computador local, para obter informações contidas em um servidor na matriz. Mas a rede da filial, por questões de segurança, tem restrições de acesso a alguns servidores. Para obter acesso ao servidor da matriz, é necessário abrir um chamado de autorização no TI que, baseado em um acordo de nível de serviço (SLA) pode demorar horas ou até dias para que o pedido seja atendido. A empresa pode perder o negócio por possuir processos internos ineficientes.

Enquanto isso, o colaborador da empresa B – seu concorrente – chega à filial, faz login em um computador e automaticamente sua rede local é disponibilizada, com todas as permissões de acesso inerentes a este usuário. Ele acessa as informações necessárias e, em uma hora, conclui a proposta e envia ao cliente. Acesso simples e rápido, sem a necessidade de intervenção humana.

Enquanto a empresa A tem sua infraestrutura de rede baseada em conceitos de conexão física – concebidos há mais de 50 anos – a empresa B faz uso da virtualização da rede, que não se limita somente em disponibilizar um ponto de acesso, mas passa a entregar dinamicamente recursos e serviços para cada colaborador de acordo com regras pré-estabelecidas independentemente da localização, meio de acesso ou dispositivo. Este cenário representa uma nuvem privada (private cloud) e faz parte do conceito IaaS (Infrastructure as a Service).

Agregando uma ferramenta Network Access Control – que permite, restringe ou bloqueia acesso à rede de acordo com políticas de segurança – e uma ferramenta de Orchestration – que centraliza as configurações e replica para os elementos de rede de acordo com a demanda – à tecnologia de virtualização, observamos significativa evolução nos processos de TI, uma vez que boa parte dos esforços para configurar ou reprogramar acesso, rotas, políticas, entre outras tarefas passam a ser automáticas em todos os equipamentos envolvidos, a partir do momento que um usuário faz o login, sendo removidas no momento do logout.

Com menos intervenção humana temos diminuição de falhas por erro de configuração e, por consequência, mais disponibilidade. Isso possibilita a TI redesenhar seus processos, tornando-se mais eficiente e mais próximo do negócio da empresa e, aproximando assim a empresa do cliente.

Rogério Tomirotti, consultor de Professional Services para soluções de Networking e Unified Communcation da Avaya

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.