Publicidade
Início Notícias Gestão Para especialista, futuro dos bancos está na transformação digital e na ‘personalização’

Para especialista, futuro dos bancos está na transformação digital e na ‘personalização’

1
Publicidade

O banco do futuro não mais será norteado pela oferta de produtos aos clientes, mas sim pela conveniência. A afirmação é de Marcelo Baptista, diretor-executivo da vertical de bancos e mercado de capitais da CSC, fornecedora global de serviços e tecnologia. Na opinião dele, o setor financeiro precisa passar por uma mudança estrutural para que a oferta de produtos aos clientes seja endereçada e feita de forma assertiva.

O banco tradicional está muito longe do que o consumidor precisa, segundo Baptista. Por isso, ele defende que as instituições se transformem num banco digital, que tenha conhecimento mais cognitivo, mais velocidade e estabeleça uma relação mais personalizada e consultiva com o cliente. Para chegar a esse patamar, o executivo diz que o banco precisa cumprir uma jornada, que exige serviços de consultoria estratégica, construção da solução, plataforma de cloud e uma abordagem multidisciplinar.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista

Na visão da CSC, o banco do futuro será marcado por oferecer produtos de consumo “cognitivos”, agregando meios de pagamento e transações menos complexas, baseado na conectividade e convergência de indústrias. Além disso, ele tomará decisões gerenciais com base em informações sobre comportamento, consumo e fluxo financeiro dos clientes.

“Mas para nós esse futuro já está presente, pois nosso cliente Santander, no Brasil, já aderiu a essa proposta. Em breve iremos anunciar contratos com uma operadora de cartões e outra empresa do mercado de capitais”, antecipa Baptista, sem revelar nomes.

Segundo ele, a plataforma “Minha Conta” do Santander, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano, oferece os serviços que são as aspirações do cliente, que os acessa tendo em mãos apenas o número de conta e o CPF. Baptista diz que agora está entrando no ar a solução “Jeito Certo”, canal de consulta rápida que se propõe a resolver atritos com o cliente do jeito certo. Essa ferramenta traz um pacote de scripts de orientação predefinidos para facilitar a resolução de problemas, de forma rápida.

Soluções completas

O diretor da CSC diz acreditar que o futuro do banco está na “parceirização”, em vez de desenvolver tudo internamente. Para isso, Baptista diz que a CSC oferece um serviço tipo mesh, que pode ser usado numa nuvem híbrida, conectando aplicações bancárias com rede sociais, por exemplo. “Usamos conceitos de tecnologias ágeis, desenvolvedor e operações (DevOps), ambiente de testes, com kits de desenvolvimento de software (SDKs) que podem operar em qualquer plataforma, com quaisquer métricas, e  fazemos a gestão e oferecermos como serviço”, diz o executivo.

Segundo Baptista, o setor exige que cada vez mais se reduza o custo das transações financeiras e aumente o retorno dos investimentos em TI. Com esse objetivo, CSC desenvolveu a Digital Channels & Industry Convergence, uma plataforma de canais digitais e processos convergentes que “alavanca o poder das instituições financeiras nas decisões junto aos seus clientes’’.

A empresa oferece ainda o CSC Business Analytics & Contextualization Platform, um dashboard de tomada de decisões estratégicas, em tempo real, baseado em indicadores de comportamento, contextualização e interações digitais dos usuários; o CSC Business Cloud Transactions-Agility Platform, plataforma de orquestração de processamento que traz aos clientes mais agilidade para decisão e gestão de transações e sistema administrativo; e o CSC Insurance Graph Talk Platform, portfólio de serviços de vida e previdência para gestão de diferentes linhas de negócio, sinistro e gestão de movimento financeiro.

“O desafio de negócio das instituições financeiras globais pode ser resumido como o conhecimento do comportamento dos clientes, no entendimento de como se dá o consumo cognitivo, na contextualização e agilidade dos serviços financeiros, o que só é possível como banco digital”, enfatiza o executivo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile