Tecnologias colaborativas: por que as empresas precisam delas?

0

Em um mundo com economias cada vez mais globalizadas, em que as fronteiras geográficas tendem a ser eliminadas, o progresso e a inovação surgem do desejo e da necessidade que as pessoas têm de compartilhar. Nesse sentido, prover uma experiência de colaboração de sucesso para agilizar o trabalho em equipe é fundamental. Soluções de colaboração e UC (Unified Communications ou Comunicações Unificadas) proporcionam negócios mais rápidos e eficientes.

Uma recente pesquisa realizada pelo IDC revela que as empresas perdem cerca de US$ 30 mil por funcionário ao ano por conta da ineficiência. Segundo o estudo, os profissionais são intensamente afetados por atividades diárias, incluindo leitura e resposta de e-mails e busca e coleta de informações. A pesquisa aponta, no entanto, que tecnologias de colaboração, como áudio, web, vídeo conferência, comunicação unificada e soluções para eventos, ajudam a minimizar e/ou reaver custos considerados irrecuperáveis. Segundo o IDC, as ferramentas de colaboração permitem que os profissionais se conectem e compartilhem informações em tempo real, o que gera resultados mensuráveis de negócios para compensar essa perda. É simples entender o porquê disso. Através de conferências remotas, por exemplo, é possível reduzir o tempo, os custos das viagens de negócios, além de aumentar a produtividade, ajudando a estabelecer e estreitar relações mundialmente.

O estudo constatou ainda que as plataformas de colaboração podem superar os desafios das linhas de negócios em:

1-      Recursos humanos, acelerando a adaptação dos novos funcionários, dando a eles recomendações de colegas e pares, conteúdo e treinamento, filtrando de modo inteligente informações adequadas de treinamento e desenvolvimento;

2-      Atendimento ao cliente, facilitando um diálogo aberto e transparente com clientes ao longo de todo o relacionamento com a empresa;

3-      Marketing, conectando as equipes de marketing com dados de usuários dos negócios, clientes, parceiros ou fornecedores para ajudar a reduzir custos e acelerar o tempo de resposta;

4-      Vendas, interligando equipes internas por toda a empresa, garantindo a resolução rápida dos problemas de forma a acelerar os ciclos de vendas e elevar a qualidade da interação com os clientes, além de reduzir custos.

Agilidade nas comunicações, aumento do desempenho operacional, prestação de apoio aos colaboradores móveis e remotos e a redução de custos são algumas das vantagens das UC. Imagine uma plataforma unificada com um pacote completo de colaboração em tempo real, incluindo web, voz, vídeo, dados e mensagens instantâneas, possibilitando uma comunicação integrada e eficiente, independente das barreiras físicas ou da localização geográfica. Esse é o conceito que embasa as comunicações unificadas e convergentes.

Essas tecnologias são perfeitamente adequadas a um mundo em que as pessoas são cada vez mais sociais e globais em todos os aspectos das suas vidas. É notório que o trabalho em conjunto e a eficiência da colaboração entre as pessoas proporcionam às empresas um maior crescimento e progresso. Essa combinação de talento e recursos intelectuais obtidos quando as pessoas se unem e compartilham pode, de fato, produzir grandes resultados globais.

Luis Kazuo, country manager da Arkadin no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.