Grendene prioriza consumidor em processo de transformação digital

0

O lançamento do e-commerce proprietário da marca Zaxy nesta sexta-feira, 14, marca um novo momento na estratégia de negócios e acesso aos clientes da Grendene. O projeto faz parte do processo de transformação digital da companhia, com foco na experiência do consumidor.

Os investimentos na área tiveram início no ano passado e seguiram de forma consistente no primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. "A nova economia cria uma infinidade de novas canais e de oportunidades para estarmos em contato com nosso público. Com essa estratégia, reforçamos nossa posição de protagonista do setor calçadista e fortalecemos a cultura interna de inovação", afirma Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.

Esse processo de transformação digital está baseado nos pilares tecnologia, cultura e negócios e tem a ambição de percorrer cinco anos em dois anos. Para isso, a companhia recrutou talentos internos e do mercado em uma equipe liderada por Paulo Pedo, diretor de Melissa e, agora, com a missão de promover a inovação interna.

Dentro do pilar de tecnologia, o foco principal da Grendene é internalizar todas as iniciativas e a gestão de comércio on-line de suas marcas no Brasil e no exterior, por meio da divisão de Digital Commerce, começando pela Zaxy. Assim a companhia garante experiências customizadas para o consumidor de cada marca, além de ter ganhos de eficiência operacional. Também haverá um canal específico para atendimento do pequeno varejista do interior do Brasil. Para atender à demanda, dois centros de distribuição foram abertos no Ceará, em Fortaleza e Sobral.

Por meio do Programa de fomento à Cultura Digital, a empresa pretende inserir todos os colaboradores dentro do contexto de inovação. Para isso, a Universidade Grendene promoveu treinamentos, que envolveram todas as áreas da companhia. Agora, está em estruturação um grupo multidisciplinar de transformadores internos, com cerca de 100 pessoas, que será responsável por difundir o tema entre os 18 mil colaboradores.

Finalmente, em um movimento arrojado, a companhia criou um laboratório de inovação para buscar novas formas de acesso ao consumidor e se aproximar do ecossistema de startups. Instalado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), o Bergamotta Works vai utilizar metodologia ágil, para avaliar ideias de forma rápida e, em parceria com as marcas, criar, formatar e aplicar projetos. Além da equipe dedicada, a proposta é promover a troca com funcionários de outras áreas –contribuindo para a formação do mindset de inovação no público interno – e outros e empreendedores.

A Grendene também não descarta acelerar e investir em startups ou lançar desafios para que esses empreendedores atuem em projetos específicos dentro de sua estrutura.

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três "Galeria Melissa" (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.