Os servidores da Controladoria Geral da União (CGU) terão acesso online aos bancos de dados do Ministério da Previdência Social, para fiscalizar crimes contra Previdência, que vão desde o pagamento irregular até a sonegação de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por parte das empresas.
O acesso aos dados será feito por meio de uma senha, para garantir maior segurança das informações prestadas. Isso permitirá saber o horário e a finalidade do acesso, assegurando, assim, ele seja feito somente quando necessário, e não por curiosidade ou interesse particular.
Segundo o secretário executivo da CGU, Luiz Navarro, o sistema de cadastro da Previdência Social é um dos mais completos e atualizados do Brasil e, com o acesso a esses dados, a CGU pode consultar informações de forma mais rápida.
Navarro informou, ainda, que os dados da Previdência Social servem para todos os trabalhos de auditoria e fiscalização da CGU, inclusive para detectar o pagamento irregular do Bolsa Família. Além disso, o secretário considera o acesso a esses dados mais uma ferramenta para o combate à corrupção.