Um relatório divulgado pela 3G Américas conclui que o GSM/UTMS detém uma posição vantajosa em termos de assinantes, implementação e serviços e, por isso, deve se sobrepor às demais tecnologia de rede sem-fio.
Realizado pela Rysavy Research, o relatório ?Banda Larga Móvel ? Edge, HSPA e LTE? analisa os benefícios técnicos e demonstra a situação atuação dos serviços móveis sem-fio, em especial a família GSM (Edge, UMTS/HSPA e 3GPP LTE), comparando-as com outras tecnologias alternativas, como CDMA2000 EV-DO, WiMAX802.16e-2005) no que tange a desempenho e eficiência de espectro.
O Edge, por exemplo, está sendo implementado em grande escala em 160 redes GSM de 91 países. Segundo o relatório, o avanço dessa tecnologia deve quadruplica a sua capacidade de transmissão. Na América Latina, Edge é utilizado por 27 operadoras de 16 países.
A pesquisa foi desenvolvida com colaboração dos afiliados da 3G Americas, que representa as operadoras e os principais fabricantes de aparelhos, infra-estrutura, chipsets e outros elementos desse ecossistema.
Na avaliação do presidente da 3G Américas, Chris Pearson, a tecnologia UMTS/HSPA e a sua evolução além do 3G enfrentará qualquer tecnologia móvel sem-fio disponível hoje e no futuro próximo. ?O ecossistema GSM/UMTS, que hoje atende mais de 2 bilhões de clientes, é incomparável com qualquer outra tecnologia móvel sem fio, e possivelmente inigualável a qualquer outra tecnologia de comunicação?, ressaltou.
Na América Latina, a operadora colombiana Ola e a uruguaia Ancel realizam atualmente testes em UMTS. No Brasil, a Anatel colocou em consulta pública o regulamento com as condições de uso de todo o espectro de freqüência para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), incluindo também 3G (faixas de 1.9 GHz e de 2.1 GHz).
Para o presidente da Rysavy Research, Peter Rysavy, a tecnologia WiMax móvel e o assunto do momento, mas, na realidade, a migração técnica do GSM para EDGE, HSPA, HSPA+ e LTE será o grande atrativo para a maioria das operadoras do mundo inteiro na hora de oferecer novos aplicativos de dados para seus mais de 2 bilhões de clientes.