Microsoft descobre PCs com vírus saídos de fábrica

0

A Microsoft descobriu diversos computadores infectados com vírus na fábrica, provenientes de linhas de produção chinesas. O malware é capaz de invadir contas bancárias, promover ciberataques e criar portas de entrada para outras infecções. Pesquisadores digitais da fabricante de software adquiriram 20 PCs novos de diferentes cidades chinesas e descobriram que quatro deles estavam com vírus. As máquinas rodavam versões falsificadas do Windows, segundo publicado no blog da companhia.

Chamado de Nitol, o vírus envia um comando a um centro de controle hospedado no domínio 3322.org, registrado pela empresa asiática Bei Te Kang Mu Software Technology. Esse domínio hospeda 500 variações distintas de malware. Entre os exemplos de danos, além dos já citados, estão o controle do microfone e câmera do usuário, acesso a credenciais de login em diversos sites e clonagem de informações online.

Com a permissão da Justiça americana, obtida na segunda-feira, 10, a Microsoft derrubou a rede do Nitol como parte do Projeto MARS, uma ação da companhia de combate ao crime digital. A mesma medida foi responsável por tirar do ar, desde 2008, quatro outras botnets, ou seja, redes de computadores infectados.

“Esta ação reduzirá significativamente o impacto e as ameaças associadas com o Nitol e o domínio 3322.org, e ajudará a recuperar os computadores controlados pelo malware”, explicou o advogado sênior de crimes digitais da Microsoft, Richard Boscovich.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.