Os computadores pessoais responderam, pela primeira vez, por menos da metade da demanda mundial por chips de memória DRAM – usados em PCs e outros aparelhos eletrônicos – no segundo trimestre, com 49% das remessas no período, ante o índice de 50,2% registrado no trimestre anterior, segundo dados da IHS iSuppli.
Do segundo trimestre deste ano até o quarto trimestre de 2013, as remessas de chips de memória DRAM para PCs terão queda de 6%, respondendo por 42,8% do mercado. Apesar desse recuo, os PCs continuarão a representar o maior mercado para esse tipo de chip, pelo menos até o fim de 2013.
Por outro lado, a participação dos telefones celulares e tablets nesse segmento continuará a crescer. A venda de celulares com chips de memória DRAM atingiu 13,2% no segundo trimestre e a previsão é que responda por 19,8% até o fim do ano que vem, um crescimento de 7%. Já os tablets, que responderam por 2,7% no trimestre, deverão ter alta de 4% em 2013, quando atingirão 6,9% de participação de mercado.
Ainda segundo a consultoria, as remessas de chips DRAM para tablets subirão 24% no terceiro trimestre e 55% no quarto trimestre. As remessas para laptops, por sua vez, devem aumentar apenas 9% e 12%, durante os dois períodos, respectivamente.