Publicidade
Início Blogueria Custos X Receita o que priorizar na hora de investir?

Custos X Receita o que priorizar na hora de investir?

1
Publicidade

Se essa pergunta for endereçada aos executivos a resposta é óbvia, os dois, investir o mínimo possível para conseguir a maior receita com o menor custo, esse é o sonho e o objetivo principal de quem tem a responsabilidade de manter a empresa viva e lucrando.

Podemos definir conceitualmente custos como o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços, ou seja, não existe geração de receitas sem custos, o desafio é conseguir gerar produtos e serviços com qualidade com o menor custo possível.

Quando pensamos em investimento, de imediato desejamos saber qual o retorno teremos, ninguém aplica seu dinheiro sem esperar um retorno, em TI Bimodal existem três maneiras diferentes de investimentos, por medo, onde o retorno esperado é de não perder mercado e manter tudo como está, investimento baseado em fato, onde a empresa espera obter redução de despesa ou melhoria nos processos ou baseados na fé, onde a empresa procura um novo produto ou mercado para se manter viva.

Em todas as formas de investimentos seu maior objetivo é conseguir obter ou manter a receita que é a maneira pela qual a empresa sobrevive e gera lucro, esse por sua vez está diretamente ligado ao custo que o serviço ou produto terá para ser produzido, quanto maior for o custo menor será o lucro.

Antes de lançar algo novo no mercado é fundamental validar qual é o valor máximo de comercialização possível, essa informação é fundamental para estimar qual será a receita a curto médio e longo prazo, previsão de retorno de investimento, margem e claro os custos máximos aceitáveis.

Em épocas de crise como a que passamos a redução das receitas são inevitáveis, as expectativas de recuperação dos investimentos são refeitas, os preços de vendas são recalculados para baixo e claro o foco na redução de custos torna-se doentia.

A busca incessante pelo aumento da produtividade, redução de desperdício, retrabalho e qualquer coisa que possa encarecer o valor do produto passa ser o objetivo principal de todos envolvidos na concepção, criação e operacionalização de um produto ou serviço, porque se os custos já eram os maiores vilões depois dos impostos na redução da margem de lucro das empresas, com a atual crise isso tornou-se bem pior.

Em qualquer momento da economia, quando está aquecida ou em crise, custos e receitas andam de braços dados e a alteração de um afeta diretamente o outro, tentar administra-los separadamente é certeza de fracasso, aproveitar o momento atual com a economia em recessão para implementar novos processos e controles mais rígidos pode fazer toda a diferença quando o cenário econômico mudar.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile