Órgão antitruste russo exige que Google pare de bloquear serviços de concorrentes no Android

0

O órgão de defesa da concorrência da Rússia acusou formalmente o Google de abusar de sua posição de mercado, prejudicando o desenvolvimento e acesso ao mercado de sistemas operacionais para telefonia móvel. O Serviço Federal Antimonopólio (SFA) diz que a empresa usa o sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, para forçar fabricantes de celular a utilizar seus serviços e aplicativos — como o serviço Google Maps, por exemplo —, ao mesmo tempo em que exclui serviços de rivais. A SFA quer que o site de buscas cesse imediatamente essa prática.

O Google já é alvo de investigação semelhante da União Europeia que quer "avaliar se, ao concluir acordos contrários à concorrência ou cometendo abusos de sua posição dominante, o Google prejudicou de forma ilegal o mercado de sistemas operacionais". A prática de forçar fabricantes de celular a utilizar seus serviços e aplicativos é parte essencial da estratégia do Google para rentabilizar o Android e manter o compartilhamento de receitas móveis em valores baixos.

A investigação da SFA foi motivada por uma reclamação formal do site de buscas russo Yandex, feita em fevereiro, na qual alega que a empresa abusa da posição dominante do Android, sendo que a sua participação no mercado buscas do país caiu abaixo de 60% em meio a competição em dispositivos móveis.

Segundo a Yandex, os fabricantes de dispositivos móveis estão sendo cada vez mais impedidos de instalar serviços de concorrentes do Google em seus aparelhos. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.