Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de computadores pessoais desabam 38% no Brasil no segundo trimestre

Vendas de computadores pessoais desabam 38% no Brasil no segundo trimestre

0
Publicidade

A venda de computadores pessoais no Brasil sofreu queda de 38% no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período de 2014, segundo dados divulgados pela IDC Brasil nesta segunda-feira, 14. De acordo com o levantamento, foram 1.637 milhão de computadores no país no período, sendo cerca de 600 mil desktops e 1.037 milhão de notebooks, recuo de 41% e 37%, respectivamente, em relação às vendas do segundo trimestre de 2014.

O relatório mostra ainda que 70% das vendas foram para o consumidor final e 30% para o mercado corporativo. Com o resultado, o país caiu da 7ª para a 8ª colocação no mercado mundial, atrás de EUA, China, Japão, Índia, Reino Unido, Alemanha e França.

Segundo a consultoria, os resultados foram impactados pelo baixo desempenho da economia brasileira, desemprego em alta, queda na confiança dos consumidores e casos de corrupção envolvendo grandes empresas do país. A IDC Brasil também afirma que os consumidores estão muito cautelosos e não querem investir e nem se endividar para comprar não só computadores, mas bens duráveis como um todo. A crise também tem afetado o mercado corporativo que está concentrando os investimentos em ferramentas para aumentar a vida útil dos aparelhos.

No entanto, Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil, acredita que o terceiro trimestre tende a ser melhor, muito por conta das promoções do Black Friday, que este ano traz uma novidade: pela primeira vez o evento deve ser usado para vender computadores mais antigos, assim como acontece nos EUA.

A projeção da consultoria para todo o ano de 2015 é que sejam comercializados 7,4 milhões de computadores, volume que representa uma queda de 29% frente ao ano passado, quando 10,3 milhões de PCs foram vendidos no país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile