Publicidade
Início Blogueria As tendências do Gartner para a computação em nuvem: o mercado é...

As tendências do Gartner para a computação em nuvem: o mercado é promissor para os próximos anos

2
Publicidade

Em maio deste ano o Gartner divulgou o seguinte documento: Market Insight: Cloud Computing’s Drive to Digital Business Creates Opportunities for Providers que apontou as previsões do mercado em nuvem para os próximos anos. De acordo com o estudo, em 2020, uma política corporativa de não adoção do cloud (no-cloud) será tão rara quanto uma política de não adoção da internet (no-internet) é hoje.

De fato, já se foi o tempo em que empresas resistiam à ideia de abrir a internet para seus colaboradores. Geralmente a preocupação estava ligada às distrações e perda de produtividade que a sua utilização poderia trazer ao ambiente de trabalho. Hoje em dia, costumo dizer que quando a conexão da empresa cai, os gestores liberam os colaboradores mais cedo para o almoço. O cloud pressupõe o acesso interrupto à internet e, como as empresas estão cada vez mais dependentes, o receio de colocar aplicações na nuvem tende a desaparecer.

Segundo o estudo, em 2019 mais de 30% dos investimentos em desenvolvimento de novos softwares das 100 maiores empresas deste segmento do mundo, terão migrado de uma estratégia “primeiro para cloud” (cloud-first), para “exclusivamente para cloud” (cloud-only).

De forma crescente vemos organizações de software portando suas soluções cliente-servidor para a nuvem. As empresas desenvolvedoras de ERP são bons exemplos.  Essa demanda vem principalmente dos clientes que demandam de forma progressiva a solução. Os usuários não têm interesse em investir em infraestrutura para hospedar uma aplicação dentro de casa. Isso obrigou os desenvolvedores a transferirem suas soluções para o cloud. Essa tendência deve continuar, simplesmente porque é mais conveniente, chegando a um ponto onde determinadas aplicações somente existirão lá.

Primeiro destaco as PMEs, para elas é muito mais barato contratar aplicações na forma de SaaS do que investir em hardware, licenciamento de software e capacitação interna para ter acesso a tecnologia da informação. Cada vez mais estas organizações buscarão a nuvem para atender a todas as suas necessidades de TI. Segundo, ressalto que determinadas aplicações como comércio eletrônico, big data e IoT, demandam uma quantidade tão grande de processamento, com picos e variações temporais, que será cada vez mais difícil para as empresas hospedarem as informações em seus domínios, visto que recursos e infraestrutura são limitados. A opção por soluções em cloud pública, escaláveis, com pagamento por consumo (pay-as-you-go) serão a forma mais eficaz de suportar as aplicações mais exigentes em capacidade de processamento.

Cada vez mais os grandes consumidores de infraestrutura de TI são os provedores e não os clientes finais. Os provedores compram em grande quantidade, montam farms de máquinas em data centers e, com a tecnologia de virtualização, fatiam o recurso computacional da forma solicitada pelo cliente final.

Outro ponto importante é que finalmente o temor da segurança na nuvem deve ser desmistificado. Segundo o Gartner, em 2020, 95% das falhas de segurança em cloud serão causadas por falhas no cliente. A previsão condiz com estatísticas que mostram que a maioria esmagadora dos problemas de segurança em TI enfrentados pelas empresas têm origem em falhas internas, geralmente através de engenharia social. Na nuvem não seria diferente.

O mercado brasileiro amadureceu. Não há dúvidas que a crise dos últimos dois anos serviu como um catalizador, afinal, sempre se falou muito das eficiências econômicas da computação em nuvem. Durante este período, várias empresas dedicaram o tempo necessário para promover a sua transformação digital, buscando mais eficiência e redução de custos. A opção pelo cloud foi a escolha óbvia de boa parte delas, que conseguiram modernizar a sua estrutura de TI, preparando-se para a retomada do crescimento. O otimismo deve tomar conta do mercado de cloud computing. É chegada a hora do Brasil voltar a crescer e quem fez o dever de casa, vai aproveitar melhor este momento.

Maurício Cascão, CEO da Mandic Cloud Solutions.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile