Oracle pode ser escolhida como "parceira de confiança" da TikTok

0

A gigante de software Oracle teria ganho a disputa para aquisição das operações americanas da empresa chinesa TikTok, permitindo assim que a popular rede social continue a operar no país, informou a imprensa norte-americana neste domingo, 13.

No entanto a televisão estatal CCTV, afirmou nesta segunda-feira,14, que empresa de tecnologia chinesa ByteDance não vai vender as operações do TikTok nos Estados Unidos à Microsoft nem à Oracle, e também não vai entregar o código-fonte da plataforma a nenhum comprador americano.

Segundo o canal, que cita fontes próximas às negociações sob anonimato, é certo que a ByteDance recusou a oferta da Microsoft, como a própria empresa já tinha anunciado.

"A ByteDance informou-nos que não vai vender as operações do TikTok nos EUA à Microsoft. Estávamos seguros que a nossa proposta era positiva para os utilizadores do TikTok e também protegia os interesses de segurança nacional", comunicou a Microsoft, que se tinha associado à Walmart para realizar a operação.

De acordo com a imprensa americana, a ByteDance escolheu a Oracle, embora isto não signifique que vá ocorrer uma venda das operações do TikTok nos EUA, pois a companhia californiana poderá tornar-se num "parceiro tecnológico de confiança"

As informações indicavam que ambas as empresas consideram o negócio satisfatório para os requisitos impostos pelo presidente americano, Donald Trump, que tem uma boa relação com o diretor executivo da Oracle, Larry Ellison.

A matriz da plataforma de vídeos curtos ainda não comentou a possibilidade de evitar uma venda através de uma parceria com a Oracle.

Se assim for, a parceria permitiria que a ByteDance continuasse a operação do TikTok nos EUA, após Trump ter anunciado em agosto que o negócio da rede social nos EUA devia ser vendido a uma empresa local até 15 de setembro se quisesse evitar uma proibição no país.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, espera-se que a Oracle seja brevemente confirmada como o "parceiro tecnológico de confiança" da TikTok nos Estados Unidos num acordo que não será estruturado como uma venda propriamente dita das operações da aplicação.

A Casa Branca considera a TikTok uma ameaça à segurança nacional porque é propriedade de uma empresa chinesa, enquanto a ByteDance rejeitou as acusações dos EUA de que partilharia informações sobre os utilizadores americanos com o Governo chinês.

Trump já mostrou interesse em agosto em que a Oracle, que tem laços estreitos com a Casa Branca, assumisse as operações da TikTok nos Estados Unidos.

Com mais de 80 milhões de utilizadores nos Estados Unidos, a TikTok é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, tornando-se no principal entretenimento para muitos adolescentes e um canal de marketing para grandes celebridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.