As empresas de tecnologia e seu impacto na Bolsa

0

Boa parte dos veículos de negócios e tecnologia estampou, nos últimos dias, notícias sobre a queda do valor das ações das empresas de tecnologia na Bolsa de Valores. O desempenho abaixo do esperado por analistas e investidores fez surgir na mídia especializada termos como "Fake Tech", "Totally Arbitrary Metric", "Tech é pop, Tech é cool. E Bum!", para ficar nos principais.

Depois de analisar melhor as notícias, e as empresas a que se referiram, cabe dizer aqui que talvez os comentários e avaliações não façam jus às empresas e seus respectivos momentos. E há dois pontos aqui fortemente relacionados que precisam ser levados em conta: como avaliar estas companhias e o próprio conceito de "empresa de tecnologia".

Atuando na área de tecnologia da informação desde 1995 como empreendedor, advisor e, desde 2008 como investidor, tive a sorte e a chance de ver diversas ondas e iniciativas de negócios de tecnologia no Brasil, e acredito que temos um momento único no mercado brasileiro com a entrada em bolsa de companhias de alto crescimento e muito, muito inovadoras. Mas é preciso destacar que todas as empresas têm um valor, e cabe ao investidor avaliar quão próximo o preço de mercado está do valor intrínseco da companhia.

Esse movimento de insatisfação nas bolsas passa, possivelmente, pelo fato de estarmos passando por um processo de entender o preço das companhias e qual seu real valor. É tudo muito novo, tanto os negócios que estamos vendo surgir quanto os resultados que eles devem gerar.

Nesse processo, é essencial entender o que é o negócio da companhia. Um ponto interessante aqui é que nem todas as empresas que se dizem "tech" são realmente empresas de tecnologia da informação. Uma empresa que compra, reforma e vende imóveis, por exemplo, não é uma companhia de tecnologia. E o mesmo se aplica a diversos exemplos apresentados pela imprensa nos últimos dias: venda de móveis, organização de mão de obra, venda de produtos, entre outros.

Não se trata de julgar o valor, a capacidade de execução ou o mérito dos empresários, mas é preciso levar em conta que os desafios que envolvem o crescimento destas empresas não estão puramente ligados à tecnologia da informação. Da mesma forma, os desafios de escala e foco dos empreendedores não está ligado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, mas sim ao gerenciamento de reformas, de empreiteiros, à compra de produtos, distribuição, etc.

Tomando o exemplo da Invest Tech, que hoje é um dos principais gestores de investimentos em companhias de Tecnologia e Telecomunicações do mercado brasileiro, explico essa visão. Já realizamos 21 investimentos em companhias de alto crescimento e inovação que atuam na digitalização dos negócios empresariais, mas sempre investindo apenas nas empresas "Pure Tech", que têm algumas características bem definidas, tais como:

  • Asset light;
  • Pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação muito intensivos;
  • Modelos de negócio com receita recorrente;
  • Contratos de longo prazo;
  • Times únicos e muito técnicos;
  • E, no nosso caso, que atuem no mercado B2B.

O foco das empresas onde investimos é muito claro e definido: criar uma plataforma tecnológica que resolva os problemas de gestão e performance de seus clientes e/ou crie disrupção em determinados setores da economia (saúde, finanças, educação e cleantech).

Por isso a importância de, na hora de avaliar investimentos e resultados, diferenciar o que chamamos de empresas Tech Enabled, que são aquelas que usam soluções de base tecnológica para criar e executar suas ofertas e serviços; daquelas True Tech, que são as que têm base puramente tecnológica.

Fazer essa diferenciação é a única maneira de realmente avaliar a capacidade de geração de valor para o investidor. Acredito que uma parte relevante do ajuste que vimos nos últimos dias é resultado da percepção por parte do mercado que muitas das empresas vendidas como Pure Tech na verdade são empresas Tech Enabled. Aos investidores, principalmente pessoas físicas, fica a recomendação de contar com especialistas na hora de definir seus investimentos. É uma boa forma de não cair na armadilha de confundir os dois modelos e ajustar as expectativas em relação ao preço e valor.

Acredito tanto nestas palavras, que a própria Invest Tech é hoje o melhor exemplo disso, com um portfólio que continua desempenhando excepcionalmente bem a despeito dos altos e baixos da economia. Apenas companhias True Tech que gerem valor consistentemente conseguem performance com resiliência, crescimento e diferenciação. E, principalmente, gerando valor (e resultados) para os investidores.

Resultados tão bons que, em breve, realizaremos nosso próprio IPO, convertendo a Invest Tech de gestora de fundos em uma companhia de investimentos com capital proprietário e perene, abrindo aos investidores a possibilidade de dividir conosco esses resultados.

Maurício Lima, cofundador e CEO da Invest Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.