Autodesk inicia segunda fase do projeto de preservação digital do Museu do Ipiranga

0
88

A Autodesk, empresa referência mundial em software para projetos, iniciou a segunda etapa do projeto de preservação digital do Museu Paulista – popularmente conhecido como Museu do Ipiranga. O foco é na modelagem em 3D do Edifício-Monumento e do Parque da Independência. A empresa trabalha desde dezembro de 2019 no mapeamento tridimensional do museu e dos objetos do seu acervo, com o objetivo de construir um modelo completo em 3D e contribuir para a preservação da memória desse importante patrimônio histórico e cultural brasileiro.

O projeto começou com a captura, processamento e tratamento de imagens internas e externas, processo realizado durante o ano de 2020. Concluída essa etapa, a empresa iniciou então a atual fase de modelagem, que terá uma série de desdobramentos, como a criação de ambientes virtuais – que poderão ser usados, por exemplo, para a criação de jogos educativos e visitas à distância – integração de sistemas de segurança e conservação do patrimônio.

Essa etapa também contribuirá para futuras intervenções no museu, de modo que eventuais reformas não prejudiquem o edifício. O objetivo é que essa etapa seja finalizada no segundo semestre deste ano.

Tecnologia em prol da reabertura do Museu do Ipiranga

O trabalho de preservação digital do Museu do Ipiranga tem o suporte da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção, na sigla em inglês), que permite a criação de modelos virtuais precisos de uma construção. Ele vai além da simples representação em 3D de uma edificação, facilitando a integração entre os diversos profissionais envolvidos e contribuindo para o aumento da produtividade.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como Museu de História Natural e marco da Independência do Brasil, o Museu do Ipiranga está fechado para visitação desde 2013, passando por obras de restauro, ampliação e modernização. Os trabalhos foram retomados em setembro de 2019. O objetivo é que as obras sejam concluídas em 2022, ano em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil, com a reabertura do museu ao público.

Deixe seu comentário