Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Autodesk inicia segunda fase do projeto de preservação digital do Museu do...

Autodesk inicia segunda fase do projeto de preservação digital do Museu do Ipiranga

0
Publicidade

A Autodesk, empresa referência mundial em software para projetos, iniciou a segunda etapa do projeto de preservação digital do Museu Paulista – popularmente conhecido como Museu do Ipiranga. O foco é na modelagem em 3D do Edifício-Monumento e do Parque da Independência. A empresa trabalha desde dezembro de 2019 no mapeamento tridimensional do museu e dos objetos do seu acervo, com o objetivo de construir um modelo completo em 3D e contribuir para a preservação da memória desse importante patrimônio histórico e cultural brasileiro.

O projeto começou com a captura, processamento e tratamento de imagens internas e externas, processo realizado durante o ano de 2020. Concluída essa etapa, a empresa iniciou então a atual fase de modelagem, que terá uma série de desdobramentos, como a criação de ambientes virtuais – que poderão ser usados, por exemplo, para a criação de jogos educativos e visitas à distância – integração de sistemas de segurança e conservação do patrimônio.

Essa etapa também contribuirá para futuras intervenções no museu, de modo que eventuais reformas não prejudiquem o edifício. O objetivo é que essa etapa seja finalizada no segundo semestre deste ano.

Tecnologia em prol da reabertura do Museu do Ipiranga

O trabalho de preservação digital do Museu do Ipiranga tem o suporte da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção, na sigla em inglês), que permite a criação de modelos virtuais precisos de uma construção. Ele vai além da simples representação em 3D de uma edificação, facilitando a integração entre os diversos profissionais envolvidos e contribuindo para o aumento da produtividade.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como Museu de História Natural e marco da Independência do Brasil, o Museu do Ipiranga está fechado para visitação desde 2013, passando por obras de restauro, ampliação e modernização. Os trabalhos foram retomados em setembro de 2019. O objetivo é que as obras sejam concluídas em 2022, ano em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil, com a reabertura do museu ao público.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile