Fintech do agronegócio e startup lançam aplicativo para caminhoneiros

1
82

Para inovar e se tornar uma ferramenta cada vez mais completa no setor do agronegócio, a WTK Agro fecha parceria com a startup Siga Com Você e investe na área. A aposta da fintech é no aplicativo Siga Com Você, voltado aos trabalhadores do transporte de carga. Na plataforma, o motorista tem acesso a diversos serviços que auxiliam em suas viagens, tais como gerenciamento de rota, indicação dos melhores pontos e momentos para descanso, oferta de serviços aos seus contratantes, dentre outras funcionalidades.

Estéfanne Nunes, gerente comercial da WTK Agro, é quem explica a importância da parceria. "Queremos atingir cada esfera do agronegócio, de ponta a ponta. Nosso trabalho começa com o pequeno produtor, que planta e colhe. Agora, estamos chegando naqueles que, de fato, levam o alimento ao povo brasileiro, os caminhoneiros", conta. De acordo com a Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal (EPL), relatado em estudo da Escola Superior de Agricultura da USP, cerca de 60% dos transportes de granéis sólidos agrícolas do país são feitos por meio da matriz rodoviária.

O diretor de operações da startup Siga Com Você, Phillippi Gonçalves, também relata a importância dessa parceria e da contribuição do time de tecnologia da WTK para a execução de algumas das funcionalidades do aplicativo. "A WTK Agro não entra apenas como um investidor, mas como um parceiro de negócios. É por causa dessa junção que conseguimos acelerar alguns sonhos antigos e lançar o aplicativo agora em setembro. Além disso, a equipe de tecnologia da fintech foi essencial para finalizarmos o nosso sensor de fadiga, por exemplo, que será disponibilizado gratuitamente aos usuários", conta Gonçalves. Nunes ainda complementa que "essa nova parceria é mais um passo para que a nossa empresa se torne a ferramenta mais completa do agronegócio."

O aplicativo

O Siga com você é o aplicativo do caminhoneiro. Na plataforma, o motorista tem acesso a diversos serviços para melhorar suas viagens, oferecendo qualidade e segurança ao seu trabalho. As quatro principais funcionalidades do app são: gerenciamento de rotas, mapeamento de paradouros, sensor de fadiga e contratação de frete.

Segundo Gonçalves, o gerenciamento de rota e o mapeamento dos melhores pontos de parada são essenciais para uma melhor qualidade de viagem. Com isso, o caminhoneiro terá acesso a informações sobre os caminhos mais rápidos, as estradas em melhor estado e, também, sobre promoções e avaliações dos paradouros, restaurantes e banheiros em sua rota. Tudo isso, na tela do celular.

Além da qualidade de viagem, o aplicativo preza pela segurança e pela eficiência do trabalho dos caminhoneiros. "Sono e direção não combinam. Por isso, desenvolvemos uma tecnologia para tentar reduzir os danos. Com a câmera do celular do usuário trabalhando em segundo plano, o nosso sistema faz um reconhecimento facial do motorista que identifica quando ele está sonolento e o notifica quando necessário", explica Gonçalves, sobre o Sensor de Fadiga. Em pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia, concluiu-se que mais de 20% dos caminhoneiros costumam dirigir com sono. Quase 40% conhecem alguém que já se envolveu em acidente por esse motivo.

Já o serviço de Contratação de Frete promete ser um dos principais atrativos da plataforma. "Por vezes, os caminhoneiros que realizam transportes longos voltam "batendo lata", ou seja, não realizam nenhum serviço na volta para casa. Na plataforma, haverá um marketplace para conectar contratantes e motoristas, assim, movimentando o mercado de transportes do Brasil. Esse é o nosso norte: fazer o setor crescer ainda mais e ser a solução completa para aqueles que movimentam nosso país", concluiu Gonçalves.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário