Publicidade
Início ESG SAP divulga relatório sobre iniciativas de ESG no Brasil

SAP divulga relatório sobre iniciativas de ESG no Brasil

0
ESG environmental social and governance Sustainable to Businessman strategy ESG
Publicidade

Alinhada à postura global da companhia, a SAP Brasil vê a sustentabilidade como uma condição vital para suas operações locais,  caminhando de forma integrada à estratégia do negócio para garantir crescimento e a geração de impacto positivo à sociedade.

Por esse motivo, a SAP Brasil tem construído, de forma consistente, uma jornada na qual sua contribuição é dupla: ao adotar as melhores práticas ESG, a empresa torna-se um exemplo no mercado, para que outras organizações tenham sua atuação pautada pela sustentabilidade; e como habilitadora, ao fornecer produtos e soluções de tecnologia que possibilitem a seus clientes um melhor gerenciamento de suas operações.

Como a empresa já vinha intensificando suas ações de sustentabilidade antes da pandemia, deu continuidade as iniciativas internas e externas, no intuito de garantir o bem-estar da força de trabalho, ao lado de outras ações que possibilitaram aumentar a contribuição da empresa para o meio ambiente.

Além disso, a SAP contribuiu para uma ágil adaptação ao digital, permitindo que seus clientes reagissem rapidamente e de forma segura ao isolamento.

Sustentabilidade e transformação digital

Esses dois conceitos, que já vinham ocupando espaços cada vez mais nas iniciativas da SAP Brasil em 2020. A empresa, que já adotava internamente ações alinhadas às melhores práticas em ESG, acelerou suas atividades nesse sentido ao longo do ano.

Ao mesmo tempo, seu papel como provedora de ferramentas e soluções tecnológicas tornou-se ainda mais relevante para organizações que estão avançando na  adoção de uma agenda ESG estratégica.

De forma alinhada com sua matriz, a SAP Brasil está comprometida em contribuir para que se atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU. A mobilização da alta liderança no Brasil construiu as bases necessárias para que, em 2020, fossem escolhidos cinco objetivos prioritários voltados à educação de qualidade (ODS 4); à igualdade de gênero (ODS 5); ao trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); a ações de combate às mudanças climáticas (ODS 13); e à promoção da paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).

Em 2021, o tema de Diversidade & Inclusão ganhou ainda mais peso dentro da SAP Brasil, tendo Adriana Aroulho, presidente da empresa assumindo o posto de porta-voz do ODS 10, voltado à redução das desigualdades.

A aplicação dessas iniciativas permitiu que a SAP Brasil seja percebida como um exemplo de adoção de boas práticas de sustentabilidade. Mas a atuação da companhia se dá também por outro canal: o desenvolvimento de ferramentas e soluções tecnológicas, voltadas a gerenciar seus impactos ambientais, dotar sua gestão de recursos humanos de ferramentas que viabilizem a melhoria do bem-estar dos colaboradores e a utilizar soluções que tornem o processo de governança corporativa mais eficaz.

O papel da SAP nesses processos que aliam a transformação digital à sustentabilidade é essencial: afinal, 77% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial circula em empresas que utilizam sistemas desenvolvidos e comercializados pela companhia. Isso faz com que a SAP seja um dos principais players globais da transição rumo a um modelo econômico mais alinhado à agenda ESG.

A adoção de boas práticas voltadas à sustentabilidade ambiental não é responsabilidade apenas de empresas que têm impactos diretos sobre a natureza. Todas as atividades humanas têm consequências para o ecossistema.

Portanto, no caso do modelo de negócio B2B da SAP, as contribuições com a agenda ambiental ocorrem por meio dos impactos positivos dos produtos e serviços ofertados aos clientes, bem como pela gestão dos próprios impactos das suas próprias operações.

Com metas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e de redução no consumo de água e energia alinhadas à sua matriz, a SAP Brasil registrou em 2020 uma série de avanços nesse pilar. Um deles foi a neutralização de mais de 150 toneladas de carbono e plantio de 1.086 mudas de árvores referentes à toda a sua frota de veículos, que está inserida no programa Carbon Free. Além disso, em 2020 a fase 3 do Projeto São Leopoldo – Labs promoveu o plantio de 1.109 mudas, em locais indicados pela prefeitura.

Nos casos em que as emissões não podem ser evitadas, a SAP Brasil explora inovações – como iluminação com maior eficiência energética nos escritórios, sistemas eficientes de refrigeração em data centers e soluções alternativas de mobilidade. Além disso, a empresa também compensa essas emissões inevitáveis por meio do apoio a projetos climáticos e pela atuação junto a parceiros que atendam ao padrão-ouro de qualidade da The Gold Standard Foundation ou equivalentes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile