Telefônica e NEC constroem pilotos Open RAN em quatro mercados globais

0

A Telefónica e a NEC Corporation acabam de anunciar que firmaram um acordo para conduzir testes pré-comerciais de Rede Aberta de Acesso por Rádio (Open RAN) nos quatro principais mercados globais da Telefónica: Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil.

A Telefónica é uma das pioneiras na adoção de redes abertas e uma das principais operadoras europeias que assinaram o memorando de entendimento (MoU) em janeiro deste ano, comprometendo-se com a implementação de soluções Open RAN destinadas a construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na era 5G. A operadora planeja alcançar o crescimento de 50% em suas redes de rádio baseadas em Open RAN até 2025.

Devido ao sucesso alcançado por meio dos testes na Telefónica na Alemanha e no Reino Unido, sob este acordo, a NEC atuará como o principal integrador de sistemas para a implementação e condução de testes de soluções Open RAN, com base em tecnologias de vários fornecedores, a serem realizados nos quatro mercados globais e planejados para escalar para um total de pelo menos 800 sites, planejados para uso comercial a partir de 2022.

As soluções Open RAN são compostas por um ecossistema de produtos próprios da NEC, bem como por softwares e hardwares de parceiros líderes na indústria de telecomunicações. As unidades de rádio (RU) 5G massive MIMO (mMIMO) abertas da NEC, com beamforming avançado, que ajudam significativamente a aumentar e otimizar a capacidade da rede, farão parte desse ecossistema.

Além disso, a Telefónica e a NEC vão colaborar para a validação e implementação de tecnologias Open RAN e de vários casos de uso no recém-criado Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica em Madrid. Os casos de uso incluem Controladores Inteligentes de Rádio (RIC), baseados em IA para otimização de RAN, a automação do ciclo de vida do serviço com base em Gerenciamento e Orquestração de Serviços (SMO), o teste e automação de implantação de acordo com o framework de Integração e Entregas Contínuas (CI/CD) da Telefónica, assim como para a otimização da economia de energia.

O Centro de Excelência ( CoE ) Global Open RAN da NEC no Reino Unido liderará a integração e validação do ecossistema de fornecedores e o desenvolvimento conjunto de casos de uso inovadores com a Telefónica, com base na sua experiência acumulada.

"As redes abertas são, inegavelmente, a chave para impulsionar a evolução da rede na era 5G e para sustentar e cumprir nossa missão de fornecer consistentemente experiências superiores para nossos clientes corporativos e consumidores", afirma Enrique Blanco, diretor de Tecnologia e Informação (CTIO) da Telefónica. "Por meio de nosso compromisso de longo prazo com a NEC, conhecemos de perto sua competência tecnológica e prática, bem como sua abordagem, que coloca o cliente constantemente em primeiro lugar. Estamos confiantes de que eles são os parceiros certos para esta iniciativa altamente estratégica".

"Estamos extremamente honrados por termos sido selecionados como o parceiro estratégico para esta iniciativa, que será um divisor de águas para a Telefónica e que promete representar um enorme valor e inovação a longo prazo", enfatiza Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation. "A experiência em redes e TI, acumulada pela NEC e por nossa subsidiária Netcracker, é um ativo valioso para ajudar a manter as operadoras à frente da curva na cocriação e redesenho das redes móveis de próxima geração necessárias na era 5G e além."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.