Publicidade
Início Notícias Comunicações Telefônica e NEC constroem pilotos Open RAN em quatro mercados globais

Telefônica e NEC constroem pilotos Open RAN em quatro mercados globais

0
Publicidade

A Telefónica e a NEC Corporation acabam de anunciar que firmaram um acordo para conduzir testes pré-comerciais de Rede Aberta de Acesso por Rádio (Open RAN) nos quatro principais mercados globais da Telefónica: Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil.

A Telefónica é uma das pioneiras na adoção de redes abertas e uma das principais operadoras europeias que assinaram o memorando de entendimento (MoU) em janeiro deste ano, comprometendo-se com a implementação de soluções Open RAN destinadas a construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na era 5G. A operadora planeja alcançar o crescimento de 50% em suas redes de rádio baseadas em Open RAN até 2025.

Devido ao sucesso alcançado por meio dos testes na Telefónica na Alemanha e no Reino Unido, sob este acordo, a NEC atuará como o principal integrador de sistemas para a implementação e condução de testes de soluções Open RAN, com base em tecnologias de vários fornecedores, a serem realizados nos quatro mercados globais e planejados para escalar para um total de pelo menos 800 sites, planejados para uso comercial a partir de 2022.

As soluções Open RAN são compostas por um ecossistema de produtos próprios da NEC, bem como por softwares e hardwares de parceiros líderes na indústria de telecomunicações. As unidades de rádio (RU) 5G massive MIMO (mMIMO) abertas da NEC, com beamforming avançado, que ajudam significativamente a aumentar e otimizar a capacidade da rede, farão parte desse ecossistema.

Além disso, a Telefónica e a NEC vão colaborar para a validação e implementação de tecnologias Open RAN e de vários casos de uso no recém-criado Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica em Madrid. Os casos de uso incluem Controladores Inteligentes de Rádio (RIC), baseados em IA para otimização de RAN, a automação do ciclo de vida do serviço com base em Gerenciamento e Orquestração de Serviços (SMO), o teste e automação de implantação de acordo com o framework de Integração e Entregas Contínuas (CI/CD) da Telefónica, assim como para a otimização da economia de energia.

O Centro de Excelência ( CoE ) Global Open RAN da NEC no Reino Unido liderará a integração e validação do ecossistema de fornecedores e o desenvolvimento conjunto de casos de uso inovadores com a Telefónica, com base na sua experiência acumulada.

“As redes abertas são, inegavelmente, a chave para impulsionar a evolução da rede na era 5G e para sustentar e cumprir nossa missão de fornecer consistentemente experiências superiores para nossos clientes corporativos e consumidores”, afirma Enrique Blanco, diretor de Tecnologia e Informação (CTIO) da Telefónica. “Por meio de nosso compromisso de longo prazo com a NEC, conhecemos de perto sua competência tecnológica e prática, bem como sua abordagem, que coloca o cliente constantemente em primeiro lugar. Estamos confiantes de que eles são os parceiros certos para esta iniciativa altamente estratégica”.

“Estamos extremamente honrados por termos sido selecionados como o parceiro estratégico para esta iniciativa, que será um divisor de águas para a Telefónica e que promete representar um enorme valor e inovação a longo prazo”, enfatiza Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation. “A experiência em redes e TI, acumulada pela NEC e por nossa subsidiária Netcracker, é um ativo valioso para ajudar a manter as operadoras à frente da curva na cocriação e redesenho das redes móveis de próxima geração necessárias na era 5G e além.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile