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Um e-mail é capaz de mudar a vida de alguém?

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Algum e-mail já impactou direta ou indiretamente sua vida? Há dez anos, quando recebi um e-mail de uma das empresas líder de marketing digital em 2011, segundo o Forrester Wave Report, a Responsys, não imaginava que isso poderia impactar milhares de pessoas que trabalhavam comigo.

Divido com vocês minhas reflexões sobre como aprendi de onde nascem as oportunidades e como aproveitá-las. O ano era 2011 e todo tempo era dedicado para o desenvolvimento corporativo da Pmweb, onde atuo desde 2008. Vivíamos um grande crescimento no período, e estávamos buscando meios de acelerar essa expansão. Fundada em 1996, a empresa atuava no mercado de CRM e Marketing Digital, e atendia apenas hotéis e resorts, mais especificamente, grandes empreendimentos das redes hoteleiras. O time tinha pouco mais de 30 profissionais, com um histórico consolidado de entregas, produtos e relações com o mercado.

Ninguém poderia dizer que um e-mail seria capaz de mudar o rumo da empresa. Quem contribuiu com esse feito foi o Thiago Freire, que atuava na área de Worldwide Business Development da Responsys, empresa do Vale do Silício, que cinco meses antes havia feito o IPO em Nasdaq. A oportunidade no ar. Arrisquei e dei continuidade. Agendei uma reunião entre os representantes, em San Bruno, na Califórnia. Seis meses depois, fui convidado a me tornar sócio da Pmweb quando a Responsys comprou uma parcela minoritária da companhia.

Muitas mudanças ocorreram desde a primeira conversa. Com o passar dos anos, o time cresceu mais de 10x e a receita da empresa, aproximadamente, 20x. A Responsys foi comprada pela Oracle e nos tornamos o principal parceiro de Marketing Cloud deles. Já em 2016, compramos a Intuitive Intelligence, em 2017 vendemos o controle da Pmweb para a WPP e nos tornamos um dos parceiros da Salesforce Marketing Cloud que mais cresce no Brasil. Neste ano, fizemos o spin off do OTO, uma retail tech, que já nasceu atendendo várias marcas do varejo no Brasil, com vocação global e integrada às principais tecnologias de ecommerce, marketing cloud e demais softwares do dia a dia do varejo. Nosso negócio de hotelaria continuou crescendo e, hoje, é muito maior do que em 2012 quando assinamos com a Responsys.

Por isso, separei alguns aprendizados sobre como nascem as oportunidades  para compartilhar, sob as observações pelas minhas lentes. Entre elas, destaco: esteja em movimento, aberto para ideias e pessoas e não espere encontrar algo pronto, você irá fazer a sua parte para uma oportunidade acontecer.

Caso pudesse descrever a fórmula da oportunidade, certamente seria o movimento x encontro, dividido pela preparação. E além dos pilares citados, a fé seria outro ponto que pode fazer surgir uma oportunidade. Porém, antes de iniciar a busca por elas, é preciso entender: em que momento estarei preparado para alcançá-la? Vou estar aberto para percebê-la? Farei um grande esforço para que ela aconteça? Assim, você não precisa esperar tanto, pois desperdiçará muitas chances.

Refletindo sobre como era antes e depois desse e-mail, entendo que é necessário estar em movimento, se preparar, estudar e encontrar pessoas certas, além de entender o mercado em que atua. Ainda destaco outro aprendizado que tive em encontros com empresas de ramos diferentes e arrisco dizer que é preciso dar valor ao seu tempo e entender que se ele vale menos, você pode arriscar mais. Já a medida que se torna mais caro e raro, você precisa ter novas pessoas para dividir, como a família. E quanto antes errar, melhor, afinal, esse é um insight de perceber o erro e acertar no futuro.

Há diversas formas para entender de onde nascem as oportunidades e como buscar reconhecimentos pelo seu trabalho quando ele for acima da média. Demorei três anos para entender onde estava, mas sabia que daria certo e apostei no feeling.

Entretanto, não adianta só uma peça estar pronta para o sucesso. O time todo precisa entrar em sintonia para que o pilar das oportunidades possam resultar em bons negócios. Não existem atalhos, caminhos, regras ou manual de instruções, mas acreditar e envolver as pessoas certas poderão ser os primeiros passos. Assim, se descobrem as oportunidades!

Augusto Rocha, VP de Vendas e Marketing da Pmweb.

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