SAP anuncia acordo com IBM para oferta de aplicativos na nuvem

0

A SAP e a IBM vão se unir para oferecer soluçoes na nuvem. Segundo a fabricante de software alemã, o acordo com a IBM prevê o uso do serviço SoftLayer de infraestrutura de computação em nuvem para a oferta de sua suíte de aplicativos de negócios SAP Business Suite, informa o site americano especializado em tecnologia Re/Code.

A parceria prevê, ainda, a possibilidade dos clientes da fabricante alemã executarem a plataforma SAP Hana, tecnologia em memória para gestão de negócios, no SoftLayer, algo que a unidade de serviços de nuvem da Amazon já vem fazendo há algum tempo. Um dos benefícios da aliança, segundo Kevin Ichhpurani, executivo da SAP, é de aproveitar a capilaridade global da IBM para que os clientes possam utilizar aplicações SAP em seus próprios países. "Muitos dos nossos clientes estão preocupados com a soberania de dados e controles de privacidade", disse ele. "A IBM foi a escolha óbvia para nos ajudar a resolver isso."

A IBM divulgou no início deste ano que iria investir US$ 1,2 bilhão para expandir a oferta do serviço SoftLayer com a construção de 15 novos data centers ao redor do mundo. A SAP já possui 20 data centers próprios espalhados pelo mundo.

Analistas ouvidos pelo site disseram que o acordo é vantajoso para os negócios da IBM, que investiu US$ 2 bilhões para adquirir a SoftLayer em junho do ano passado, e que agora funciona como a espinha dorsal de suas ofertas de serviços na nuvem, com a mudança de todas as suas ofertas de software para plataforma. Além disso, a IBM irá compartilhar um grande número de clientes SAP que querem usar a suíte de aplicativos de negócios na nuvem.

Para a SAP, por sua vez, o acordo significa um passo importante em seu esforço para a transição de seu portfólio de software para a nuvem. Ela também tem sido agressiva em sua política de aquisições de empresas que possam complementar esse portfólio, tanto que, somente no início deste mês, ela desembolsou US$ 7,3 bilhões para adquirir a Concur, fabricante de software de rastreamento, e quase US$ 8 bilhões na compra da SuccessFactors e da Ariba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.