Publicidade
Início Blogueria Como não errar na hora de escolher o ERP?

Como não errar na hora de escolher o ERP?

0
Publicidade

Investir em um sistema de gestão empresarial é uma estratégia que permite alcançar uma vantagem competitiva no mercado. No entanto, a escolha de um ERP exige uma atenção maior, pois, caso ele não suporte o negócio em questão, fará com que o investimento não gere os benefícios esperados.

Profissionais da área administrativa revelam que os fatores mais relevantes na hora de escolher um ERP é o preço, a facilidade de implantação, facilidade de operações, qualidade de serviço, funcionalidades, aproveitamento do hardware, potencial de crescimento com a ferramenta, qualidade do suporte técnico, documentação e manuais, além de experiência e tradição no mercado do fornecedor do sistema.

Como, então, escolher o melhor sistema de gestão? Primeiramente, para não errar com o ERP, a empresa deve fazer uma pesquisa interna e entender quais são as suas necessidades, mapeando todos os processos e identificando o que precisa de uma gestão automática. A partir disso, a organização poderá buscar de forma mais específica os sistemas que melhor atenderão seus objetivos.

Em seguida, é importante que se faça uma pesquisa entre os fornecedores de ERPs, procurando referências e opiniões sobre a infraestrutura oferecida por cada um deles. Uma tática interessante é optar por um fornecedor que já atenda outras empresas do mesmo setor da organização em questão, já que o suporte técnico já está adaptado aos problemas mais comuns e as soluções de dificuldades técnicas ocorrem com mais agilidade.

Além disso, na hora de escolher a solução ideal de ERP, é preciso que o empreendimento tenha em mente suas metas e objetivos a serem alcançados, tanto em curto quanto a médio ou longo prazo. Decidir por sistemas que sejam flexíveis no atendimento de demandas a qualquer momento evita que haja uma posterior troca de ERP.

Uma outra razão que envolve a escolha de sistemas de gestão empresarial é a questão da segurança dos dados e informações inseridas no sistema. Muitos gestores ficam em dúvida se optam por uma armazenagem local ou em nuvem, por isso, é preciso entender os prós e contras de cada um: enquanto a armazenagem local exige investimento com hardware e equipe treinada para configuração e manutenção, a armazenagem em nuvem é mais barata, porém exige uma pesquisa maior por fornecedores que confirmem a entrega de uma segurança eficaz.

Ainda, quando o objetivo é adquirir um ERP por conta da mobilidade e praticidade no acesso às informações do sistema, é importante que o sistema de gestão prestes a ser escolhido obtenha essa usabilidade móvel, permitindo a gestão dos dados de qualquer lugar e através de dispositivos móveis.

Com isso, organizações devem investir em uma boa pesquisa antes de adquirir qualquer sistema de gestão. Acertar na escolha diminui as chances de o ERP ter algum problema tão grande que necessite de uma revitalização ou, até mesmo, troca, aumentando, por consequência, o ROI do sistema.

Denis Gonçalves, CEO e Fundador da Next SI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile