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Pesquisa aponta segunda-feira como dia preferido da fraude

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Geralmente, o começo da semana costuma ser movimentado para fraudes. Dados da Quod mostram que a maioria desses crimes acontecem às segundas-feiras, quase 22% dos totais reportados. Isso significa que, em uma semana normal, até quarta-feira, 60% de todos os golpes já terão sido realizados pelos fraudadores.

Durante a Black Friday, entretanto, com o aumento das compras, muitas vezes online, o fim de semana, que deveria ser mais seguro, passa a apresentar muito mais riscos para todos. Nesse cenário, a tecnologia pode ser a resposta para prever comportamentos e diminuir as perdas – tanto para os negócios, quanto para os consumidores.

Com o aumento do risco, Danilo Coelho, diretor de produtos e dados da Quod, explica que, utilizando tecnologia, é possível prever situações utilizando perfis de comportamento. “As tentativas de golpe andam em velocidade alta, tanto em quantidade de ataques, quanto em diversificação de tipos. Em efemérides comerciais, é preciso tomar ainda mais cuidado, porque o aumento de vendas, muitas vezes, significa um aumento de fraudes. Por isso, a inteligência de dados é essencial, porque, com ela, podemos entender algumas das principais tendências desse crime e, assim, nos preparar, ficando atentos a determinados riscos”, garante.

Nesse cenário, o compartilhamento de informações financeiras se tornou uma peça-chave para compreender tendências que são utilizadas pelos fraudadores. Os próprios dados da Quod indicam que desde a implementação do registro Unificado de Fraudes (Rufra – [Base de Dados Antifraude]) na datatech, por exemplo, já é possível observar um aumento de 1129% no número de vítimas reportadas e um aumento de 174% na quantidade de fraudadores reportados entre 2023 e 2024. Essa análise é possível pela maior disponibilidade de dados sendo trocados entre instituições – o que aumenta o acesso a informações diversas.

O especialista ainda explica que em uma data como a Black Friday, em que há aumento considerável das vendas no país, consumidores devem estar ainda mais atentos aos golpes transacionais, aqueles que acontecem quando realizam um pagamento, em especial, ao utilizarem o PIX. Nesse tipo de pagamento, o levantamento mostra que 64% desse tipo de crime acontece por essa modalidade. Além disso, é importante estar atento para não cair no mesmo golpe duas vezes, já que 18% dos CPFs reportados, são fraudadores em série, ou seja, cometem 3 ou mais fraudes. Portanto, é muito importante que as pessoas fiquem atentas a ligações e movimentações suspeitas.

“A inteligência de dados pode indicar combinações de centenas de variáveis, inviáveis de serem analisadas por um ser humano em tempo real de decisão, alertando-nos para riscos de operações fraudulentas. Vale destacar que o comportamento dos fraudadores também muda muito rápido, o que torna essencial ter um mecanismo automático de detecção de risco de fraude que aprenda novos padrões a todo momento. Datatechs, como a Quod, possuem dados, tecnologia e know-how para fornecer ferramentas eficientes para prevenção de crime no mercado, o que colabora para que sejam evitadas perdas.”, finaliza Danilo.

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