Publicidade
Início Notícias Gestão Estudo aponta que Agile e DevOps esbarram na falta de alinhamento dos...

Estudo aponta que Agile e DevOps esbarram na falta de alinhamento dos negócios com a qualidade do software

0
Publicidade

O World Quality Report 2019-20 (WQR), divulgado pela Capgemini e Sogeti, parte do Grupo Capgemini, e publicado em conjunto com a Micro Focus, mostra o alinhamento com as prioridades dos negócios e as expectativas dos clientes como os principais desafio no caminho para a adoção Agile e de DevOps.

O estudo destaca a necessidade de garantia de qualidade aprimorada (QA) e atividades de teste que contribuam para o crescimento dos negócios e também cita a crescente importância de abordar as preocupações de segurança enfrentadas pelas equipes de TI. Algo como 59% relataram deficiências nos controles que devem garantir que os sistemas de processamento e armazenamento de dados sigam as políticas de segurança.

O relatório detalha que o futuro das práticas de controle de qualidade e teste incluirá uma abordagem de teste mais inteligente e conectada com análises inteligentes, plataformas de automação de teste e habilidades técnicas aprimoradas.

O WQR deste ano destaca ainda o progresso insuficiente em dados de teste e gerenciamento de ambiente de teste (Test Data e Test Environment Management – TDM e TEM) à medida que os desafios continuam a crescer para as organizações: 60% dos entrevistados este ano disseram que o maior obstáculo no ambiente de teste que enfrentam é o custo. Este número é superior aos 39% detectados há apenas 2 anos.

Os principais destaques incluem:

“Crescimento e resultados dos negócios” emergem como o principal objetivo do controle de qualidade para adoção Agile e de DevOps
A pesquisa deste ano constatou que as metas comerciais de alto nível determinam cada vez mais os principais objetivos para testes e a garantia de qualidade nas organizações. Os entrevistados classificaram “contribuir para o crescimento e os resultados dos negócios” e “satisfação do usuário final” (40% para ambos) como os dois objetivos mais importantes de Teste e QA para este ano.

Segurança

O relatório revelou desafios e oportunidades quando se trata de segurança; de maneira positiva, 58% relataram que agora realizam testes de segurança em ambientes em nuvem, ante 42% em 2015. Enquanto a maioria (53%) também relatou que a automação de testes reduziu o risco geral de segurança para sua organização. Já 44% dos entrevistados destacaram “aprimorar a segurança” como a prioridade de TI mais importante deste ano. Além disso, entre os problemas técnicos no desenvolvimento de aplicativos atuais, os desafios com a validação de segurança são citados por mais da metade (52%) dos entrevistados.

A automação está fazendo a diferença, mas traz desafios
A automação de testes (AT), uma tendência em constante crescimento nos últimos anos, trouxe benefícios, incluindo melhor controle e transparência das atividades de teste (citadas por 63%), melhor detecção de defeitos (56%), redução de custos de testes (56%) e tempo de ciclo (54%).

No entanto, a pesquisa deste ano indica como a automação de teste é cada vez mais uma necessidade do ciclo de vida completo e que esse desenvolvimento está levando a lacunas: quando perguntados sobre os desafios técnicos que enfrentam no desenvolvimento de aplicativos, 63% observaram uma “falta de automação de ponta a ponta de compilação para implementação”, acima de 55% na pesquisa do ano passado.

Um maior uso da automação e Inteligência Artificial também está revelando uma lacuna de habilidades em algumas organizações. E 41% identificaram uma “falta de habilidades adequadas para controle de qualidade e testes” como um desafio técnico. Embora 58% das organizações pesquisadas tenham trazido experiência externa em IA, seja porque não faz parte do negócio principal (23%), elas precisavam rapidamente de conhecimento em IA (24%) ou era um requisito por um período limitado de tempo (11%).

“O cenário de testes e controle de qualidade está evoluindo rapidamente à medida que a inovação reduz custos e aprimora os processos”, disse Mark Buenen, líder global de garantia digital e engenharia de qualidade do Grupo Capgemini. “Continuamos vendo os testes e o controle de qualidade passarem de uma área discreta dentro de uma organização para outra mais fundamental para as operações da empresa e os resultados dos negócios”.

“Ao mesmo tempo, a mudança traz seus próprios desafios – dois dos mais importantes são a orquestração de testes e controle de qualidade no desenvolvimento Agile e DevOps e acesso às habilidades necessárias. Para permanecer à frente, as organizações precisam adotar novas abordagens, incluindo uma abordagem holística e conectada aos testes, aumentando a conscientização organizacional dos ambientes de teste e adotando uma abordagem de “centro de excelência” para testar o gerenciamento de dados”.

Raffi Margaliot, vice-presidente sênior da Micro Focus e gerente geral de gerenciamento de entrega de aplicativos, afirmou: “Testes e automação são fatores críticos para a entrega de software confiável e seguro, mas as equipes ainda enfrentam os custos e complexidades associados. O WQR deste ano constata que habilidades, segurança, orçamentos, testes de ponta a ponta e controle de qualidade são ainda mais importantes para nossos clientes à medida que realizam seus projetos de transformação digital”.
Recomendações para o crescimento de testes nos ambientes Agile e DevOps em evolução:

O relatório conclui com uma série de recomendações para apoiar as organizações no progresso da adoção mais ampla do Agile e do DevOps:

• Crie um ecossistema de teste inteligente e conectado, implementando análises inteligentes;

• Aumente o jogo em segurança. Introduzir testes de segurança no início do ciclo de vida – durante o design;

• Expanda os conjuntos de habilidades relacionadas à IA dentro da equipe de teste, integrando ciência de dados, estatística, matemática e muito mais;

• Reimagine a automação de teste como uma plataforma;

• Aumente a conscientização e a visibilidade dos ambientes de teste; adotar uma abordagem de centro de excelência para gerenciamento de dados de teste.

O World Quality Report, que este ano entrevistou 1.725 CIOs e outros profissionais de tecnologia sênior, em 8 setores, de 32 países, é o único relatório global analisando a qualidade dos aplicativos e as tendências de teste. É produzido anualmente desde 2009.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile