Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governo dos EUA questiona Google sobre projeto que coleta dados de saúde

Governo dos EUA questiona Google sobre projeto que coleta dados de saúde

0
Publicidade

Um inquérito federal foi aberto contra o Google, devido ao “Project Nightingale” que coleta dados de saúde de milhões de norte-americanos. O Departamento de Direitos Civis do Departamento de Saúde e Serviços Humanos abriu o inquérito na terça-feira, 12, informou o Wall Street Journal.

O Departamento “gostaria de obter mais informações sobre essa coleção em massa de registros médicos de pessoas com relação às implicações para a privacidade do paciente sob a (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde de 1996 ou HIPAA)”, disse o diretor Roger Severino em comunicado à CNN.

A coleta de dados está sendo realizada por meio de uma nova parceria entre o Google e a Ascension, um dos maiores sistemas de saúde católicos e sem fins lucrativos do país. As duas empresas confirmaram que estavam trabalhando juntas para analisar os dados dos pacientes e fornecer aos prestadores de cuidados de saúde novos insights e sugestões para o atendimento. O Wall Street Journal foi o primeiro a relatar o projeto na segunda-feira.

A parceria entre o Google e a Ascension integra as diferentes áreas de dados de saúde da Ascension na nuvem. O Google disse em um post de blog na segunda-feira que o projeto era um “acordo comercial para ajudar um provedor com a tecnologia mais recente, semelhante ao trabalho que fazemos com dezenas de outros fornecedores de serviços de saúde”.

O WSJ informou que pelo menos 150 funcionários do Google tiveram acesso aos dados dos pacientes, mas o Google disse que está aderindo aos padrões regulamentares, como o HIPAA. O Google afirmou que os dados da Ascension “não podem ser usados ??para nenhum outro propósito além da prestação desses serviços que oferecemos sob o contrato, e os dados dos pacientes não podem e não serão combinados com nenhum dado do consumidor do Google”.

Logo após a publicação do relatório na imprensa, as duas empresas divulgaram declarações.

O Google reconheceu a natureza sensível dos dados de saúde do paciente. A Ascension, com sede em St. Louis, possui 2.600 instalações em aproximadamente duas dezenas de estados. Ele disse que sua parceria com o Google seguiu a lei. Mas o Wall Street Journal informou que alguns funcionários da Ascension questionaram como o Google está compartilhando e coletando dados de pacientes.

A entrada do Google no setor de saúde vem em meio ao crescente interesse no espaço por empresas de tecnologia, como Apple, Amazon, e Microsoft. Todas as três empresas lançaram iniciativas para modernizar o sistema de saúde dos EUA nos últimos anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile