A Câmara dos Deputados lança na próxima terça-feira (18/12) o 4º Caderno de Altos Estudos, com o tema "Capacitação Tecnológica da População". O estudo analisa as saídas para um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do país: a falta de qualificação profissional dos trabalhadores. Organizada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, a publicação apresenta estudos sobre a educação profissionalizante que resultaram no projeto de lei do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE).
O projeto, que cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional (Feep), já foi aprovado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação e Cultura e está em análise na Comissão de Finanças e Tributação.
A publicação será lançada durante o simpósio "Capacitação tecnológica da população: discussão do projeto de lei do Poder Legislativo", que ocorre no auditório Nereu Ramos a partir de 9 horas. Além do deputado Ariosto Holanda, vão participar da abertura dos trabalhos o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia; o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE); e os ministros do Trabalho, Carlos Lupi; da Educação, Fernando Haddad; de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
Haddad e Rezende assinarão portaria que estabelece um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios para efetivar o Programa Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em Instituições de Ensino Tecnológico Federal ligadas ao MEC. Os CVTs são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, que levam em conta a vocação da região onde se inserem, promovendo a melhoria de processos de trabalho e de atividades econômicas. Eles são inspirados em uma experiência feita no Ceará, onde Ariosto Holanda criou 40 CVTs quando foi secretário de Ciência e Tecnologia.
O caderno reúne ainda trabalhos apresentados por especialistas no seminário "Desenvolvimento com inclusão social: capacitação tecnológica da população", realizado em 2005, além de uma compilação da cobertura feita pelos veículos de comunicação da Câmara dos debates ocorridos no seminário. Completam a publicação três estudos dos aspectos técnicos legislativos da capacitação tecnológica, assinados pelos consultores Cláudio Nazareno, José Cordeiro de Araújo e Ricardo Chaves de Rezende Martins.
A versão digital do estudo pode ser consultada no endereço www2.camara.gov.br/conheca/altosestudos.
Com informações da Agência Câmara.