Estudo analisa as saídas para a falta de qualificação profissional

0

A Câmara dos Deputados lança na próxima terça-feira (18/12) o 4º Caderno de Altos Estudos, com o tema "Capacitação Tecnológica da População". O estudo analisa as saídas para um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do país: a falta de qualificação profissional dos trabalhadores. Organizada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, a publicação apresenta estudos sobre a educação profissionalizante que resultaram no projeto de lei do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE).

O projeto, que cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional (Feep), já foi aprovado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação e Cultura e está em análise na Comissão de Finanças e Tributação.

A publicação será lançada durante o simpósio "Capacitação tecnológica da população: discussão do projeto de lei do Poder Legislativo", que ocorre no auditório Nereu Ramos a partir de 9 horas. Além do deputado Ariosto Holanda, vão participar da abertura dos trabalhos o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia; o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE); e os ministros do Trabalho, Carlos Lupi; da Educação, Fernando Haddad; de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

Haddad e Rezende assinarão portaria que estabelece um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios para efetivar o Programa Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em Instituições de Ensino Tecnológico Federal ligadas ao MEC. Os CVTs são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, que levam em conta a vocação da região onde se inserem, promovendo a melhoria de processos de trabalho e de atividades econômicas. Eles são inspirados em uma experiência feita no Ceará, onde Ariosto Holanda criou 40 CVTs quando foi secretário de Ciência e Tecnologia.

O caderno reúne ainda trabalhos apresentados por especialistas no seminário "Desenvolvimento com inclusão social: capacitação tecnológica da população", realizado em 2005, além de uma compilação da cobertura feita pelos veículos de comunicação da Câmara dos debates ocorridos no seminário. Completam a publicação três estudos dos aspectos técnicos legislativos da capacitação tecnológica, assinados pelos consultores Cláudio Nazareno, José Cordeiro de Araújo e Ricardo Chaves de Rezende Martins.

A versão digital do estudo pode ser consultada no endereço www2.camara.gov.br/conheca/altosestudos.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.