Idec: assinatura básica impede expansão da telefonia fixa no país

0

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec) avalia que a assinatura básica de telefonia, que custa em média R$ 40, é um grande empecilho para o acesso à telefonia fixa, serviço considerado essencial. "A manutenção da assinatura básica inviabiliza o cumprimento da obrigação da universalização e do princípio da modicidade tarifária", analisa Estela Guerrini, advogada do Idec.
Por esse motivo, o Idec entende que o debate a respeito de uma lei que prevê a não cobrança da assinatura básica de telefonia fixa deve ser realizado em âmbito nacional, já que a competência de legislar sobre o assunto é da União.
Na última terça-feira, 8, foi promulgada uma lei estadual paulista que prevê o fim da assinatura básica na telefonia fixa. Pelo cronograma, a norma passa a valer em 60 dias, prazo para ser regulamentada. Entretanto, ela foi contestada pela Associação Brasileira das Concessionárias do Serviço Fixo Comutado (Abrafix), que anunciou que vai recorrer à Justiça para impedir que a lei entre em vigor.
Segundo o Idec, há grandes chances de o pedido das operadoras ser acolhido no judiciário, como aconteceu em casos semelhantes em Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal. "Isso porque, como a assinatura básica foi definida por uma legislação federal (Lei Geral de Telecomunicações), não pode ser modificada ou suspensa por normas estaduais", esclarece o Idec, ressaltando que o debate deve ser realizado em âmbito nacional, principalmente por atualmente existir vários projetos de lei que pretendem suprimir a cobrança, embora estejam todos parados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.