Publicidade
Início Notícias Governo paulista prepara medidas para compensar indústria de eletroeletrônicos

Governo paulista prepara medidas para compensar indústria de eletroeletrônicos

0
Publicidade

Defendendo-se da cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende os incentivos fiscais à indústria eletroeletrônica no Estado de São Paulo, o governo paulista deverá anunciar na próxima semana medidas para compensar o impacto causado no setor, que afeta a produção e o preço final de telefones celulares, tablets e de equipamentos de infraestrutura de telecomunicações. O governo busca o que chama de reequilíbrio utilizando instrumentos legais para revogar as medidas do decreto definidas como inconstitucionais.

A decisão foi anunciada durante evento da Abinee em São Paulo nesta sexta-feira, 14, pelo secretário de planejamento e desenvolvimento regional do Estado, Julio Semeghini. "Estamos vivendo a disputa da guerra fiscal e o governo de São Paulo apoia esta luta", afirmou, citando as desvantagens da indústria paulista perante Zona Franca de Manaus e de outros Estados.

O secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi, chamou a liminar do ministro Celso de Mello de "inédita e atípica" por ter sido dada durante um recesso pelo ministro, e não pelo presidente do STF, mas declarou que irá "respeitar a cautelar e o Judiciário em geral". O que o governo paulista pretende é revogar as medidas do decreto definidas como inconstitucionais e, depois, compensar o deferimento vendo espaço na arrecadação do ICMS no plano da indústria (ou seja, na produção) e "com medidas de reequilíbrio no estágio da comercialização". 

Calabi diz que na quinta-feira se reuniu com a Procuradoria Geral do Estado para ver o conteúdo das medidas do ponto de vista jurídico e, nesta sexta, conversou com o governador Geraldo Alckmin, que aprovou a edição. "Temos o desafio de redigi-las no final de semana para, eventualmente, colocá-las no começo da próxima semana, já no Diário Oficial em meados da semana que vem". O secretário reiterou, por diversas vezes, que o efeito da liminar foi "devastador" para o setor eletroeletrônico paulista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile