O número de usuários ativos de internet no Brasil continua a crescer no Brasil. Segundo levantamento do Ibope Media, divulgado nesta sexta-feira, 14, o total de pessoas com acesso à rede mundial no país, no terceiro trimestre deste ano, foi de 94,2 milhões, o que representa um aumento de 20% em relação aos 78,5 milhões de usuários registrados em igual período de 2011. O número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente — domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais —, mais as crianças e adolescentes.
A partir deste trimestre, o instituto de pesquisas passou a incluir na medição do acesso geral as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de idade com acesso em casa. Sem considerar esse público, o número total com acesso no Brasil seria de 85,3 milhões, representando crescimento de 2,4% sobre os 83,4 milhões do trimestre anterior e de 8,8% sobre os 78,5 milhões do terceiro trimestre de 2011.
O acesso no local de trabalho ou em domicílios chegou a 72,4 milhões neste quarto trimestre, o que significa um aumento de 2,1% sobre os 70,9 milhões do trimestre anterior e de 14% em relação aos 63,5 milhões do quarto trimestre de 2011. Quando se considera somente a medição em domicílios, o crescimento foi ainda maior. O número de pessoas que moram em residência com acesso à internet foi de 69,5 milhões neste quarto trimestre, um aumento de 2,5% sobre o trimestre anterior e de 16% sobre o mesmo trimestre do ano passado.
Do total de pessoas que moram em residência com acesso à internet, 44,7 milhões foram usuários ativos em novembro. O crescimento foi de 3,1% sobre os 43,3 milhões de outubro e de 14% sobre novembro de 2011. Em casa e no local de trabalho, o número de usuários ativos chegou a 53,6 milhões em novembro, resultado de um aumento de 0,7% sobre o mês anterior e de 12% na comparação com novembro do ano passado. Porém, o tempo de uso do computador tanto no trabalho quanto em casa, com aplicativos incluídos, caiu 3,6% de outubro para novembro, de 62h8m38s para 59h52m51s.
As categorias com maior crescimento no número de usuários únicos em novembro foram as de companhias aéreas, com aumento mensal de 11,4%, de pagamento seguro de compras online, com evolução de 5,4%, e as de informações e produtos para animais domésticos, com crescimento de 14,1%.