Nova versão do sistema de comércio exterior LI Web entra em operação

0

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou uma nova versão do sistema denominado "LI Web". A medida visa atender a necessidade de modernização tecnológica dos módulos administrativos do sistema ao mesmo tempo em que contempla demandas dos operadores de comércio exterior para melhoria dos processos de importação. Apesar disso, a antiga versão "Desktop – VB" ainda continua em funcionamento.

Juntamente com a nova versão do LI Web, também foram disponibilizados por meio de acesso na internet dois outros módulos do Siscomex Importação que apresentavam plataformas tecnológicas antigas: o Anuente e o Tratamento Administrativo. Durante o processo de modernização do módulo do Anuente — agora denominado "Anuente Web" —, além da evolução de plataforma, foram incorporadas diversas funcionalidades para auxiliar e facilitar a análise de órgãos anuentes, o que garantirá uma análise mais rápida dos pedidos de licença de importação.

Essa migração consiste em etapa necessária para os avanços pretendidos com o Portal Único de Comércio Exterior e trará melhorias em relação ao fluxo atual. Neste sentido, a implementação do módulo Anuente Web facilitará a adesão dos órgãos anuentes no comércio exterior ao sistema Anexação Eletrônica de Documentos, que permite a eliminação de papeis para instrução de processos relativos às operações comerciais do Brasil com resto do mundo.

O módulo "Importador" do Siscomex ganhou  diversas melhorias como o registro de licenças de importação em lote. No LI Web, empresas poderão gerar e transmitir, em um único arquivo de Excel (.XML), um conjunto de até 400 pedidos de licença para registro. De acordo com a Secex, a novidade permitirá a automação dessa parte do processo, reduzindo custos e prazos nesta fase da importação.

Para conferir mais transparência e melhor controle das licenças de importação, a nova versão do Siscomex Importação vai permitir a visualização das datas de validade da licença, de restrição de embarque e das anuências. Além disso, o modo de preenchimento dos dados de produto na licença foi aprimorado, possibilitando o registro de informações dos itens importados individualmente.

O sistema ainda ganhou mais uma funcionalidade que permitirá o cálculo dos valores totais das licenças. E, por fim, foram criados novos campos, específicos para as informações relativas às importações de material usado.

De acordo com a Secex, os dois ambientes (VB e web) continuarão a coexistir até que a versão web progressivamente substitua a Desktop – VB, substituição esta que será amplamente comunicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.