A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou uma nova versão do sistema denominado “LI Web”. A medida visa atender a necessidade de modernização tecnológica dos módulos administrativos do sistema ao mesmo tempo em que contempla demandas dos operadores de comércio exterior para melhoria dos processos de importação. Apesar disso, a antiga versão “Desktop – VB” ainda continua em funcionamento.
Juntamente com a nova versão do LI Web, também foram disponibilizados por meio de acesso na internet dois outros módulos do Siscomex Importação que apresentavam plataformas tecnológicas antigas: o Anuente e o Tratamento Administrativo. Durante o processo de modernização do módulo do Anuente — agora denominado “Anuente Web” —, além da evolução de plataforma, foram incorporadas diversas funcionalidades para auxiliar e facilitar a análise de órgãos anuentes, o que garantirá uma análise mais rápida dos pedidos de licença de importação.
Essa migração consiste em etapa necessária para os avanços pretendidos com o Portal Único de Comércio Exterior e trará melhorias em relação ao fluxo atual. Neste sentido, a implementação do módulo Anuente Web facilitará a adesão dos órgãos anuentes no comércio exterior ao sistema Anexação Eletrônica de Documentos, que permite a eliminação de papeis para instrução de processos relativos às operações comerciais do Brasil com resto do mundo.
O módulo “Importador” do Siscomex ganhou diversas melhorias como o registro de licenças de importação em lote. No LI Web, empresas poderão gerar e transmitir, em um único arquivo de Excel (.XML), um conjunto de até 400 pedidos de licença para registro. De acordo com a Secex, a novidade permitirá a automação dessa parte do processo, reduzindo custos e prazos nesta fase da importação.
Para conferir mais transparência e melhor controle das licenças de importação, a nova versão do Siscomex Importação vai permitir a visualização das datas de validade da licença, de restrição de embarque e das anuências. Além disso, o modo de preenchimento dos dados de produto na licença foi aprimorado, possibilitando o registro de informações dos itens importados individualmente.
O sistema ainda ganhou mais uma funcionalidade que permitirá o cálculo dos valores totais das licenças. E, por fim, foram criados novos campos, específicos para as informações relativas às importações de material usado.
De acordo com a Secex, os dois ambientes (VB e web) continuarão a coexistir até que a versão web progressivamente substitua a Desktop – VB, substituição esta que será amplamente comunicada.