Entrada do Uber no país não diminuiu busca por táxis, afirma estudo do Cade

0

A entrada no Brasil do Uber, serviço de corridas particulares que une motoristas autônomos e passageiros, não afetou de forma significativa o mercado de táxis convencionais, que mantiveram o mesmo número de passageiros que já existiam antes da chegada do aplicativo. A conclusão é de um estudo divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o estudo, ao contrário, a empresa passou a atender uma demanda reprimida, que não fazia uso dos serviços dos taxistas.

Produzido pelo do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Cade, o trabalho, intitulado "Rivalidade após entrada: O impacto imediato do aplicativo Uber sobre as corridas de táxi porta a porta", está disponível no site da autarquia. O uso do Uber foi comparado com a utilização dos aplicativos 99taxis e Easy Taxi, que também operam na modalidade porta a porta — o motorista vai até onde o cliente está.

As análises foram divididas em dois grupos: municípios já atendidos pelo Uber — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, chamados de grupo de tratamento — e locais que, até o momento da conclusão do trabalho, ainda não possuíam a tecnologia, como Recife e Porto Alegre, relacionados no grupo de controle.

As análises foram feitas entre outubro de 2014, quando o Uber ainda não operava ou funcionava de forma incipiente nas cidades atendidas pelo serviço, e maio deste ano, mês em que o aplicativo já poderia exercer algum efeito concorrencial.

Segundo o estudo, "os resultados obtidos não fornecem qualquer evidência de que o número de corridas de táxis contratadas nos munícipios do grupo de tratamento tenha apresentado desempenho inferior aos do grupo de controle. Em termos de exercícios empíricos aplicados à política antitruste, isso significa que não podemos sequer assumir, até o presente momento, a hipótese de que os serviços prestados pelo aplicativo Uber estivessem no mesmo mercado relevante dos serviços prestados pelo 99taxis e Easy Taxi".

"Em outras palavras, a análise do período examinado, que constitui a fase de entrada e sedimentação do Uber em algumas capitais, demonstrou que o aplicativo, ao contrário de absorver uma parcela relevante das corridas feitas por taxis, na verdade conquistou majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de taxi. Significa, em suma, que até o momento o Uber não 'usurpou'parte considerável dos clientes dos taxis nem comprometeu significativamente o negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda", detalha o documento.

O departamento do Cade conclui o trabalho apontando que as evidências observadas sugerem a criação de um novo mercado. A tendência, de acordo com o DEE, é que a rivalidade entre os serviços de caronas pagas e de corridas de táxis cresça ao longo do tempo, fomentando a competição entres os agentes econômicos e possibilitando mais opções aos consumidores.

Primeiras análises

O DEE já havia divulgado um trabalho sobre o tema. No último mês de setembro, lançou o documento "O mercado de transporte individual de passageiros: regulação, externalidades e equilíbrio urbano".

Na primeira parte, focada no consumidor, o estudo diz que os serviços prestados pelos aplicativos que servem de plataforma no mercado de caronas pagas fornecem um mecanismo de autorregulação satisfatório e atendem um mercado até então não alcançado — ou atendido de forma insatisfatória — pelos táxis, além de ocasionar rivalidade adicional no mercado de transporte individual de passageiros.

Já a seção cujo foco é a economia urbana detalha a possibilidade de desregulamentação do mercado de táxis com base em pesquisas empíricas conduzidas em alguns países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.