Publicidade
Início Inovação Marketing Digital DataZAP desenvolve plataforma que calcula o valor de imóveis com nuvem Azure

DataZAP desenvolve plataforma que calcula o valor de imóveis com nuvem Azure

1
Publicidade

A DataZAP, empresa de inteligência imobiliária do ZAP Imóveis, desenvolveu uma plataforma chamada “Quanto Vale?” que usa a tecnologia de Machine Learning do Microsoft Azure para fazer estimativas de preço de imóveis. Inédita no Brasil, a plataforma analisa dados históricos de milhões de imóveis que já foram anunciados no ZAP nas transações de compra, venda e aluguel de apartamentos.

A tecnologia permite que clientes do site usem informações muito mais precisas para fazer negócios e mostra que mesmo empresas que já nasceram digitais, como o ZAP, podem transformar seus negócios por meio de tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas.

Além das imobiliárias e dos proprietários de imóveis, os bancos e incorporadoras estão entre os principais clientes da DataZAP. As incorporadoras podem calcular o valor dos empreendimentos possíveis para seus terrenos em estoque ou em aquisição, simulando quais seriam os tipos de apartamentos mais rentáveis para cada lançamento. Por conta disso, baseadas nas características da região e na tipologia do imóvel, as incorporadoras conseguem estimar melhor os benefícios que serão decisivos na compra de um terreno, no desenvolvimento de projetos e em outras etapas de construção.

Para bancos e instituições financeiras, a plataforma permite projetar o valor de uma carteira de imóveis em financiamento de uma só vez, por um custo muito menor, atualizando o valor de suas garantias.  Além disso, a ferramenta pode agilizar o trabalho de avaliadores, ao realizar o cálculo de preços e identificação de imóveis comparáveis.

De acordo com o chairman da DataZAP, Danilo Igliori, tarefas e processos tradicionais do mercado imobiliário estão sendo simplificados pela ferramenta. “Trata-se de uma plataforma que oferece novas opções para o mercado de imóveis em diferentes cenários. Além do serviço para a pessoa física e imobiliárias que querem vender ou comprar um imóvel, estamos oferecendo uma nova capacidade para bancos e incorporadoras otimizarem seus processos de precificação, com uma relação custo/benefício vantajosa”, explica.

Para chegar às projeções, a plataforma usa a ferramenta de AVM da DataZAP/ZAP, que faz modelagens matemáticas utilizando o crescente volume de informações disponibilizado pelas novas iniciativas de Big Data do ZAP. O sistema de Machine Learning da Microsoft interpreta esses dados e automatiza esse processo, resultando em informações mais detalhadas e precisas, além de obtidas de maneira mais rápida.

O diretor da Divisão de Servidores e Plataformas da Microsoft Brasil, Roberto Prado, explica o papel da nuvem na plataforma inédita. “A Microsoft é a única empresa capaz de oferecer o uso da linguagem R na nuvem, ideal para montar modelos estatísticos e algoritmos, com a linguagem matemática direta no computador e com um esforço muito baixo” explica Prado.

Eduardo Perez, CTO do ZAP, complementa, “A nuvem da Microsoft viabilizou um modelo de negócios que seria muito difícil criar sem o apoio dessa tecnologia. A DataZAP atua com modelos estatísticos e o único Machine Learning que atendeu nossas exigências para interpretar os dados do ZAP foi o Azure com a linguagem R.

O Quanto Vale? é pago e por enquanto está disponível para a maioria das cidades da região metropolitana de São Paulo, além do Rio de Janeiro e Niterói. “Até o final de 2017, esperamos atingir as principais cidades do país”, finaliza Igliori.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile