O Makro Atacadista, que tem 74 lojas espalhadas pelo Brasil, implantou o SAP Customer Experience (CX) no modelo on-premise com foco em campanhas de marketing direcionadas, programas de fidelidade e também no comportamento e experiência de compra dos clientes.
A partir das soluções da SAP de análises preditivas e automação do marketing, o Makro consegue capturar dados dos clientes de ponta a ponta da sua operação, que são processados e aproveitados para gerar novos insights.
A modelagem estatística, por exemplo, é utilizada para estabelecer segmentação com base no comportamento do cliente e executar campanhas customizadas para diferentes públicos. As soluções de CX SAP permitiram ao Makro ter uma visão única do cliente, conhecer sua jornada de compra, preferências e antecipar suas necessidades.
Os departamentos de vendas e suporte estão conectados e essa sinergia gera ótimas experiências ao cliente como entrega no mesmo dia, produtos customizados e serviços personalizados.
Após iniciar a utilização no Brasil, o atacadista entrou em processo de implantação do projeto em quatro países da América do Sul: Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela. Para ampliar o projeto, o próximo passo do Makro será a busca pela integração das informações sobre os consumidores com outras bases de dados, como buscas no site da empresa e interações dos clientes com a marca nas redes sociais.