O Twitter, serviço de microblog que permite o envio e recebimento de mensagens com até 140 caracteres, se transformou numa verdadeira febre no Brasil e segue avançando de forma acelerada, tanto que saltou do quarto lugar no ranking de visitantes únicos, em junho, para o segundo posto, em dezembro, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de análise de redes sociais Sysomos. O estudo aponta que atualmente o país só é superado pelos Estados Unidos.
Conforme o relatório da pesquisa, entre outubro e dezembro, o Brasil foi responsável por praticamente 8,8% do total de usuários do serviço de microblog. A expansão é extremamente significativa, já que este percentual era de apenas 2% em junho. O Brasil superou países como o Reino Unido e o Canadá, que responderam por 7,2% e 4,35% dos usuários do Twitter no mesmo período e ficaram na terceira e quarta posiçoes, respectivamente. Em junho o Reino Unido representava 7,87% dos visitantes únicos da ferramenta de microblog, enquanto que o Canadá respondia por 5,69%.
Embora os EUA se mantenham na liderança, o país viu sua participação em termos de usuários totais recuar para aproximadamente 50,9%, ante representatividade de 62,1% apurada em junho.
- Febre do momento