Publicidade
Início Notícias Quase um terço dos usuários de smartphones nos EUA utiliza o aparelho...

Quase um terço dos usuários de smartphones nos EUA utiliza o aparelho enquanto dirige

0
Publicidade

Uma recente pesquisa da McKinsey revela que 35% dos usuários de smartphones nos Estados Unidos utilizam o aparelho enquanto dirigem. Os dados, divulgados pelo blog de tecnologia All Things Digital, são mais uma evidência da necessidade crescente de softwares de integração entre dispositivos móveis e sistemas embarcados de automóveis, e demanda potencial por serviços de comando de voz.

Dos motoristas que utilizam smartphones enquanto estão ao volante do veículo, a ampla maioria (89%) usa o celular para chamadas telefônicas. Em seguida, estão serviços de navegação e localização, usados por 68% dos entrevistados, e de mensagens curtas (SMS), com 39% dos usuários. Por fim, aparecem os serviços de acesso à internet, aplicativos e redes sociais, com 31%. A pesquisa não mostra qual o perfil das pessoas que utilizam interface por voz, visual ou por toque, a fim de detectar o nível de perigo causado pela distração com o uso do smartphone pelos condutores.

O cenário é promissor para as empresas de tecnologia, que já começa a investir no segmento automotivo. O Google, por exemplo, fechou acordo com a Kia Motors e a Hyundai para colocar seu conteúdo no sistema dos carros das montadoras, e a Cisco, que se uniu a duas companhias para criação de um ecossistema Wi-Fi para aplicações de segurança em automóveis. Além disso, a Ford abriu as interfaces de desenvolvimento de aplicações (APIs) para que desenvolvedores elaborem aplicativos de comando por voz para auxiliar motoristas e seu sistema de conectividade foi criado em parceria com a Microsoft .

A pesquisa da McKinsey também revelou que os mais jovens estão mais propensos a pagar para ter conectividade dentro de seus veículos. Dos entrevistados da faixa etária entre 18 e 39 anos, 55% consideram importante ter acesso a dados enquanto dirigem. Já na faixa entre 40 e 69 anos, esse índice cai para 29%. Assim, 83% dos jovens aceitariam assinar um serviço do tipo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile