Computação cognitiva: esse é o futuro?

0

Há três anos, um evento digno de ficção científica tornou-se realidade. Um computador venceu dois humanos em um jogo de perguntas e respostas, usando inteligência artificial. A maior parte dos amantes da tecnologia já leram a respeito do feito do Watson, o supercomputador da IBM, mas caso você ainda não tenha conhecimento a respeito, assista a este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lI-M7O_bRNg.

A vitória desse supercomputador foi algo extremamente inovador. Diferentemente das vitórias executadas por outros grandes supercomputadores de épocas passadas, que ganharam jogos em que dependiam somente do conhecimento do outro jogador e eram baseados em jogadas pré-definidas, o Watson, nesse caso, precisava realizar pesquisas e análise em tempo real.

Para sair vitorioso, o supercomputador precisou aplicar todos os conceitos de big data – velocidade, volume, variedade e veracidade – e utiliza-los com muita habilidade. Além disso, contou com a pitada singular da tomada de decisão, ou seja, a chamada computação cognitiva.

Para viabilizar suas respostas em tempo real (e mais ágeis que seus oponentes), após consultar uma imensidão de informações na web (enormes volumes de dados) e classificá-los e compará-los a partir de diversas fontes de informações em diversos formatos, ainda deveria categorizá-los de modo que fossem fiéis e indicassem a resposta correta. Todo este contexto foi possível utilizando tecnologias analíticas e de big data, conceitos como "context analytics", predictive analisys", "prescritive analisys", entre outras, foram utilizadas.

E agora, qual é o próximo passo?

Seria "agregar cada vez mais dados, que serão transformados em informações e que trarão conhecimento sobre todos os assuntos e qualquer pergunta deverá  ser respondida por este supercomputador"? Talvez, mas isso ainda esbarra em outra questão: como "educar" a inteligência obtida por este modelo computacional para utilizar seu aprendizado somente para resultados considerados "aceitáveis"?

Digo isso devido a um fato muito curioso que aconteceu com o Watson recentemente. Em meio a uma série de catálogos e dados que foram "ensinados" ao supercomputador, seus gestores o colocaram para aprender informações para se comunicar de maneira menos formal. O resultado, entretanto, não foi exatamente o esperado. O Watson acabou aprendendo palavrões e xingando seus próprios criadores!

Para corrigir tal situação, a solução encontrada pelos cientistas da IBM foi apagar o dicionário de dados casual. Assim, a pergunta que fica é: será que conseguiremos a façanha de reproduzir o cérebro humano?

Até pouco tempo, poucos cientistas acreditavam que se pudesse empreender seriamente o estudo da mente humana, e o assunto constituía, em grande medida, uma área reservada aos filósofos. Nos últimos anos, porém, várias linhas de investigação – que partiram da filosofia (especialmente da filosofia da mente, da filosofia da matemática e da filosofia da ciência), da psicologia (especialmente através da psicologia cognitiva), da neurociência, da linguística, da ciência da computação e da inteligência artificial (em particular do ramo de redes neurais) – convergiram, dando origem a este novo campo altamente interdisciplinar. (Fonte: Wikipédia)

O objetivo da computação cognitiva é fazer com que um computador se comporte, "pense" e interaja da mesma forma que os seres humanos fazem. Em cinco anos, as máquinas irão emular as sensações humanas, cada uma de forma muito especial.

No vídeo a seguir seguem cinco inovações tecnológicas que podem mudar a forma como vivemos nos nós próximos cinco anos. http://www.youtube.com/watch?v=X2l1-9yMhzM ou http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/42674.wss

Será que a previsão desse futuro deve nos causar alegria e satisfação ou medo?

Cesar Carvalho, especialista para Soluções Analíticas e Big Data da PromonLogicalis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.