Maioria dos CIOs não se sente preparada para a era digital, indica estudo

2

A maioria dos CIOs não se sente preparada para a digitalização, denominada pelo Gartner como a terceira era da TI corporativa. Segundo pesquisa da consultoria realizada no quarto trimestre de 2013 com 2.339 CIOs de 77 países, 51% dos entrevistados estão preocupados com a era digital, que, segundo eles, está chegando mais rápido do que eles podem lidar. Já 42% dos CIOs afirmam que não sentem ter o talento necessário para enfrentar esse futuro.

"Este ano será de mudanças significativas, se os CIOs ajudarem suas empresas e órgãos do setor público a permanecerem relevantes em um mundo cada vez mais digital", disse Dave Aron , vice-presidente do Gartner. "Os CIOs enfrentam diversos desafios há muitos anos, além de uma enxurrada de oportunidades digitais e ameaças. A digitalização levanta questões sobre estratégia, liderança, estrutura, talento, financiamento e quase todo o resto", acrescentou.

Apesar do receio em enfrentar os desafios da era digital, a pesquisa mostra que um quarto dos CIOs já fizeram investimentos significativos em nuvem pública e a maioria espera que mais de metade dos negócios da sua empresa seja executada na nuvem pública até 2020. O relatório também indica que 70% dos CIOs planejam mudar sua tecnologia e relacionamento ao longo dos próximos dois a três anos, sendo que muitos já estão buscando parcerias com pequenas empresas e startups.

De acordo com o Gartner, na primeira era da TI corporativa, o foco estava em como a TI pode ajudar a fazer coisas novas, automatizando operações para criar grandes melhorias em velocidade e escala, e fornecendo aos líderes de negócios informações de gestão que eles nunca tiveram antes. A última década tem representado a segunda era da TI corporativa, uma era de industrialização das empresas de TI , tornando-as mais confiáveis, previsíveis, abertas e transparentes. No entanto, os orçamentos apertados e o receio de riscos deixaram um espaço escasso para a inovação.

Entrando na terceira era da TI corporativa, de tendências tecnológicas e sociais  como o Nexus das Forças e a Internet das Coisas, tudo está mudando, não só em melhorar o que as empresas fazem com a tecnologia para torná-la mais rápida, barata e escalável, mas mudando a base da competição entre as organizações, e em alguns casos, a criação de novas indústrias.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.