Publicidade
Início Serviços Call Center Distribuidora de energia integra canais de comunicação e melhora atendimento a clientes

Distribuidora de energia integra canais de comunicação e melhora atendimento a clientes

0
Publicidade

O Grupo Energisa, que tem na distribuição de energia um dos seus principais negócios, otimizou o atendimento ao cliente com a solução de contact center da Cisco, com a implantação de um conjunto de soluções para a convergência de seus canais de comunicação, unificando telefone, e-mail, chat e redes sociais. Como isso, ela contabiliza atualmente a capacidade de receber 447 mil chamadas por mês em suas unidades de distribuição.

A otimização do atendimento ao cliente vai ao encontro de demandas estruturais da Energisa e do contexto atual das distribuidoras. O atendimento é um dos indicadores avaliados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem sido uma das maiores preocupações do segmento. Além disso, após a aquisição do Grupo Rede, em abril de 2014, a Energisa constatou a necessidade de modernização do contact center para acompanhar a expansão de sua infraestrutura, que hoje fornece energia para mais de 15 milhões de pessoas.

Para o projeto foi escolhida a arquitetura Cisco Customer Collaboration, que conta com a solução Cisco UCCE (Unified Contact Center Enterprise) Package, que proporciona roteamento inteligente, tratamento de chamadas e integração de telefonia entre redes e desktops. A UCCE também oferece funções de Outbound Dialer, mídia social, e-mail e chat em uma única plataforma, além de thin clients colaborativos em desktop para agentes e supervisores e a implantação rápida em locais distribuídos.

Além da Paraíba, a Energisa atua em mais oito estados brasileiros – Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Foram instaladas 286 posições de atendimento (PAs) distribuídas entre as empresas Energisa Borborema, Energisa Minas Gerais, Energisa Nova Friburgo, Energisa Paraíba e Energisa Sergipe. A convergência de canais possibilitada pela tecnologia Cisco foi essencial à companhia, ampliando também a capilaridade de seu atendimento.

“A importância do atendimento ao cliente cresce de acordo com as exigências do mercado e dos consumidores, demandando tecnologias mais convergentes”, afirma Marcus Luz, diretor do segmento de grandes empresas da Cisco do Brasil. Além dos requisitos, o executivo ressalta a possibilidade de organização e fidelização do cliente, com soluções que permitam integração e visibilidade de conjunto. “Uma plataforma única de contact center que integre também mídia social, e-mail e chat pode facilitar o planejamento, além de personalizar o atendimento ao cliente por diversos meios”, afirma Luz.

Segundo Marcelo Penteado, Diretor Adjunto de Soluções da Wittel, integradora do projeto, ele visou a otimização do investimento nas tecnologias e resultados operacionais mais efetivos e mensuráveis, graças aos instrumentos de controle da solução UCCE Package.

Outra função da plataforma Cisco implantada é a de Voice Portal, que combina autoatendimento e contact center através de aplicações para consulta e status de serviços em tempo real. O objetivo é destinar o consumidor ao atendimento específico para sua necessidade, reduzindo a quase zero a transferência a outro agente. Como resultado, a empresa aumenta a satisfação do consumidor e contribui para a melhoria da eficiência operacional.

As integrações das tecnologias Cisco na Energisa estão alinhadas às obrigações de atendimento de serviço regulado, como gravações de todas as chamadas, identificação do cliente e respeito ao tempo de atendimento..

Grupo Energisa

Com 109 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras a abrir capital no Brasil, a companhia controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais e Bragantina), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Cemat), Mato Grosso do Sul (Enersul), Tocantins (Celtins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste).

São aproximadamente 6 milhões de clientes e uma população atendida de 15 milhões de pessoas, em 788 municípios de todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 8,9 bilhões, o grupo gera cerca de 10 mil empregos diretos. Atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração (Energisa Geração), serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile